Santa Cruz

SANTA CRUZ

Em boa fase e à vontade em nova função, João Paulo é o 'coração' do time do Santa Cruz na Série B

Meia está jogando recuado há quatro rodadas, mas não diminuiu rendimento

postado em 01/10/2015 09:00 / atualizado em 01/10/2015 09:50

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP/DA Press
Fosse o time do Santa Cruz um organismo humano, João Paulo seria o coração. Da mesma maneira que o órgão bombeia o sangue, ele distribui o jogo. Da mesma maneira que o órgão controla o compasso do corpo, ele controla o ritmo da equipe. Mesmo quando, por vezes, o resto do time dorme, o jogador segue o seu trabalho ininterrupto para deixá-lo sempre pulsante. Independentemente da função tática que exerça, o meia é uma peça vital para o bom funcionamento da equipe tricolor na Série B do Brasileiro.

Assim como o coração necessita de oxigênio para funcionar adequadamente, o meio-campista também precisa de combustíveis. Os de João Paulo são, principalmente, Daniel Costa e Wellington. Há quatro rodadas de novo como segundo volante, o camisa 10 do Santa Cruz divide com a dupla as respectivas responsabilidades de criar e marcar. O que tira dele qualquer tipo de sobrecarga tática.

Eleito melhor jogador do último Pernambucano como meia armador, João Paulo não diminuiu a sua produtividade agora na posição mais recuada - que já havia feito pontualmente no próprio Estadual e no começo da carreira, no Internacional. Hoje, segue notável como criador, mas também ganhou papel importante no retaguarda do Santa. O jogo da última terça-feira, contra o Bragantino, no Arruda, diga-se, foi o exemplo que ele pode desempenhar bem os dois ofícios.

“Estou me sentindo bem à vontade. Por mais que eu jogue recuado e tenha responsabilidades defensivas, (o técnico) Marcelo Martelotte me dá liberdade e acabo não sentindo muito”, declarou João Paulo, em entrevista ao Superesportes. “Me sinto muito bem fazendo essa função e estou muito feliz por que está dando certo”, emendou.

Cobrança consigo mesmo

Até mesmo durante os treinamentos, João Paulo é um jogador que se cobra muito. Não gosta quando o seu time leva a pior nos coletivos ou deixa de executar alguma jogada como gostaria. Não hesita em tornar cada treino uma batalha. Um degrau para que siga numa crescente. “Isso sempre foi uma coisa minha. Sempre me cobrei bastante para estar melhorando. A cobrança tem que existir. Quando você enxerga que pode evoluir, essa cobrança é válida.”

João Paulo na Série B

26
Jogos

1
Gol

2.261
Minutos em campo