Santa Cruz

SANTA CRUZ

Sem força ofensiva no primeiro tempo, Santa Cruz perde para o Palmeiras no Allianz Parque

Tricolor do Arruda tentou reação no segundo tempo, mas esbarrou em Fernando Prass

postado em 18/06/2016 18:03 / atualizado em 19/06/2016 14:56

Rafael Brasileiro /Diario de Pernambuco

LEONARDO BENASSATTO/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Marcar. Marcar. Depois sair para o jogo. Esse deve ser o mantra de Milton Mendes. Ou ao menos é o modo que o Santa Cruz vem atuando desde que assumiu o comando coral. Na Copa do Nordeste, no Pernambucano e até no começo da Série A, o esquema deu certo. Agora, é previsível. Basta enfrentar algum time com nível técnico maior que isto fica comprovado. Neste sábado, diante do Palmeiras no Allianz Parque, não foi diferente. A derrota por 3 a 1 mostrou que várias lacunas precisam ser preenchidas e qualificação do elenco é algo urgente. Ou melhora, ou a permanência na Série A será algo difícil de se conseguir.

Atuando do mesmo modo de sempre, recuado e esperando espaços no contra-ataque, o Santa Cruz convidou o Palmeiras a atacá-lo. Ao menos três chances claras foram criadas pelos donos da casa nos 20 minutos iniciais e o Tricolor do Arruda sofria quando conseguia a posse de bola. Esbarrava na marcação adiantada do Porco e Fernando Prass só teve que defender uma bola coral em todo o primeiro tempo. 

Tiago Cardoso logicamente vinha sendo o destaque da equipe com tanta pressão dos donos da casa, mas falhou quando não podia. Aos 28 mintuos, em um lance em que Moisés jogou a bola dentro da área através de um lateral, o camisa 1 do Santa Cruz teve tudo para fazer uma defesa fácil, mas estranhamente soltou a bola nos pés de Cleiton Xavier, que tocou para trás e Dudu, livre de marcação, abriu o placar para o Porco. 

Naturalmente, a postura mudou. O Santa Cruz adiantou a marcação e tentou o empate. Teve poucas chances e uma finalização de Arthur para fora foi a melhor chance criada no primeiro tempo. A derrota parcial por 1 a 0 era um castigo pequeno para a falta de ousadia coral e no último lance da primeira etapa, ele foi compensado pelos palmeirenses. Em uma jogada ensaiada, Jean ampliou o placar em uma cobrança de falta no canto esquerdo de Tiago Cardoso.

Reação e frustração
Com a desvantagem no placar, o Santa Cruz surpreendeu. Voltou de forma totalmente diferente. Foi para frente. Com seis minutos fez a diferença. Grafite, em posição de impedimento, completou de cabeça falta cobrada por João Paulo e descontou. Logo no ataque seguinte, Keno entrou livre na área, mas não conseguiu acertar o gol de Fernando Prass e desperdiçou a oportunidade de empatar a partida. 

A reação durou até os 19 minutos, quando Gabriel Jesus decidiu aparecer no jogo. Em um lance que o Danny Morais afastou mal a bola, o atacante palmeirense cruzou rasteiro, Tiago Cardoso não cortou a bola e Dudu, nas costas de Mario Sérgio, empurrou de carrinho para o fundo das redes.

O gol sofrido desconcertou o Santa Cruz. Por pouco o Porco não ampliou. Aos menos cinco minutos foram necessários para que o Tricolor voltasse a se concentrar novamente. Reorganizado, o time voltou a criar perigo. Em dois lances, os gols poderiam ter saído. O problema é que Fernando Prass não deixou. 

Em uma cabeça de João Paulo e em um chute de Arthur, que depois da defesa a bola ainda tocou na trave, o goleiro do Palmeiras segurou uma maior reação coral. O poder de criação demonstrado no segundo tempo foi o único ponto positivo do Santa Cruz na partida. Algo que poderia ser repetido mais vezes, principalmente na próxima quarta-feira, quando enfrenta o Flamengo, no Arruda.

FICHA DO JOGO

Palmeiras
Fernando Prass, Jean, Edu Dracena, Vitor Hugo e Egídio; Moisés (Thiago Santos, aos 31’ do 2ºT), Tchê Tchê, Cleiton Xavier (Cristaldo, aods 31’ do 2ºT), Roger Guedes e Dudu (Fabrício, aos 38’ do 2ºT); Gabriel Jesus. Técnico: Cuca

Santa Cruz
Tiago Cardoso, Vitor (Mario Sérgio, aos 13’ do 2ºT), Neris, Danny Morais e Tiago Costa; Uillian Correia, João Paulo (Wallyson, aos 35’ do 2ºT) e Lelê (Daniel Costa, aos 19’ do 2ºT); Arthur, Keno e Grafite. Técnico: Milton Mendes.

Estádio: Allianz Park
Árbitro: Eduardo Tomaz de Aquino Valadão (GO). 
Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva (Fifa-GO) e Cristhian Passos Sorence (GO).
Gols: Dudu (aos , 28’ do 1ºT e 19’ do 2ºT) e Jean (aos 47’ do 1ºT) (PAL); Grafite (aos, 6’ do 2ºT)
Cartões amarelos: Uillian Correia, João Paulo e Neris (STC); Roger Guedes (PAL)
Expulsão: Uillian Correia (STC) 
Público: 34.162 
Renda: R$ 2.167.071,76