Santa Cruz

SANTA CRUZ

Santa Cruz perde do Vasco, deixa Copa do Brasil e agora encara rival Sport na Sul-Americana

Tricolor perdeu por 3 a 2, no Arruda, e joga pela 1ª vez a competição continental

postado em 20/07/2016 23:49 / atualizado em 21/07/2016 00:41

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco

flickr.com/photos/galeriavasco
Mais dois Clássicos das Multidões vão movimentar o Recife neste ano. Na noite desta quarta-feira, no Arruda, o Santa Cruz perdeu por 3 a 2 do Vasco e foi eliminado da Copa do Brasil. Com isso, seguindo o esdrúxulo critério da CBF, o Tricolor se classificou “sem querer” para a edição 2016 da Sul-Americana. O primeiro adversário coral em sua inédita participação no torneio continental é justamente o rival Sport. Os dias 24 e 31 de agosto são as datas dos jogos, a confirmar pela Conmebol. Na ordem, os confrontos serão disputados no Arruda e Ilha do Retiro.

Pela primeira vez no comando do Santa, o técnico Milton Mendes utilizou-se de uma formação com três zagueiros. O inédito 3-5-2 contou com mais jogadores considerados titulares em relação ao 1 a 1 no Rio de Janeiro. Foram seis no total, dois a mais que na quarta-feira passada. No caso, Keno e Danny Morais - ocupando, respectivamente, os lugares que pertenceram a Lelê e Wellington Cézar no primeiro duelo entre as equipes.

A torcida coral pareceu estar em consonância com a diretoria e com Milton Mendes, que priorizavam o seguimento na Copa do Brasil em detrimento de participação na Sula. Impulsionada também pela promoção de ingressos, que chegaram a custar  R$ 5, compareceu em bom número ao estádio. Viram um Santa Cruz dificultar a construção de jogadas dos cruzmaltinos, mas também assistiram a um Tricolor com pouco poderio ofensivo na etapa inicial.
{'id_site': 18, 'imagem_destaque': 'ns18/app/foto_12711703576/2016/07/20/1660/20160720224244736038o.jpg', 'id_content': 3296533L, 'url': 'https://www.pe.superesportes.com.br/app/fotos/futebol/santa-cruz/2016/07/20/galeria_santa_cruz,1660/fotos-santa-cruz-2-x-3-vasco.shtml', 'titulo_destaque': 'Fotos: Santa Cruz 2 x 3 Vasco ', 'id_pk': 1660L, 'id_conteudo': 3296533L, 'id_aplicativo': 7, 'meta_type': 'foto', 'titulo': 'Fotos: Santa Cruz 2 x 3 Vasco ', 'id_treeapp': 51, 'descricao_destaque': 'A torcida cora compareceu em bom n\xfamero ao Arruda para empurrar o Tricolor frente aos cariocas, pela Copa do Brasil', 'schema': 'foto_12711703576'}

Mesmo desmontando o 3-5-2 nos momentos que mantinha a posse de bola (o zagueiro Wellington virava volante e os meias se projetavam ao ataque), a criação coral era falha. Keno era a principal válvula de escape da equipe pernambucana na partida. Chances de gols, portanto, acabaram sendo escassas para ambos os lados durante o primeiro tempo.

As melhores foram dos visitantes. A mais real numa cobrança de falta de Rodrigo. Bruno Moraes cabeceou contra a própria barra e por pouco não fez gol contra. Yago Pikachu chutou de fora da área e obrigou Tiago Cardoso a colocar a bola para escanteio. Leandrinho até poderia ter aberto o placar para o time de Milton Mendes. Contudo, frente a frente com o goleiro Martín Silva, o meia sequer chutou.

Segundo tempo
Mendes voltou do intervalo com o velho esquema tático. Para isso, sacou o zagueiro Neris e colocou o meia João Paulo. Mudança que não deu certo. Na etapa final, enfim, os gols saíram. Já aos sete minutos, o Santa deu muito espaço na defesa e permitiu a Andrezinho inaugurar a contagem: 1 a 0. O Vasco cresceu e foi superior no restante do segundo tempo.

Yago Pikachu aumentou aos 19. Keno chegou a diminuir quatro minutos depois. A essa altura, os corais precisariam de mais dois gols para se classificarem às oitavas de final da Copa do Brasil pela oitava vez na história. Os cariocas fizeram o terceiro com Jorge Henrique após falha de Tiago Cardoso, nos acréscimos. Antes mesmo, parte dos torcedores já haviam deixado o estádio. Derrotados, não celebraram o gol de Arthur na sequência. Mas saíram convictos que o Tricolor agora é "internacional".

Ficha do jogo


Santa Cruz 2

Tiago Cardoso; Neris (João Paulo), Danny Morais e Wellington, Vítor, Derley, Leandrinho, Marcílio (Arthur) e Tiago Costa; Keno e Bruno Moraes. Técnico: Milton Mendes.

Vasco 3

Martín Silva; Madson, Jomar, Rodrigo e Julio Cesar; Marcelo Mattos (Diguinho), Yago Pikachu, Andrezinho (Julio dos Santos) e Evander (William); Thalles e Jorge Henrique. Técnico: Jorginho.

Estádio: Arruda (Recife-PE). Árbitro: Igor Junior Benevenuto (MG). Assistentes: Marcus Vinícius Gomes (MG) e Flávio Gomes Barroca (RN). Gols: Andrezinho (7’ do 2T, Vasco), Pikachu (19 do 2T, Vasco), Keno (23’ do 2T, Santa), Jorge Henrique (48 do 2T, Vasco) e Arthur (49' do 2T, Santa). Cartões amarelos: Vitor, Neris, Derley, Marcinho e Keno (Santa Cruz); Marcelo Mattos, Diguinho (Vasco). Cartão vermelho: Derley (Santa Cruz). Público: 14.264. Renda: R$ 132.525,00