Santa Cruz

SANTA CRUZ

Santa Cruz não desiste da 'Sula' e ameaça entrar na justiça caso não obtenha resposta

Presidente Alírio Moraes aguarda prazo final para posição de CBF e Conmebol

postado em 01/02/2017 10:20 / atualizado em 01/02/2017 12:05

Peu Ricardo/Esp. DP
A menos de um mês do início da Sul-Americana 2017, o Santa Cruz ainda reclama sua participação no torneio. Mesmo com os confrontos entre os participantes já definidos na noite desta terça-feira, o clube aguarda por uma posição definitiva da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). E caso não obtenha uma resposta favorável ao seu retorno ao torneio internacional, deve buscar na FIFA ou até na justiça comum.


Em posicionamento, o presidente executivo do Santa Cruz, Alírio Moraes, afirmou aguardar o prazo final para uma resposta da CBF e da Conmebol. "O Clube aguarda ainda a passagem do prazo de manifestação dessas instituições. O Clube, em breve, deverá judicializar a questão se uma solução não for oferecida.”


Em entrevista ao Superesportes, o representante do departamento jurídico do Santa Cruz, o advogado Eduardo Lopes revelou que esteve na sede da CBF na última quinta-feira para uma reunião com diretores da entidade, ainda sem resposta final. “Não temos nada definido ainda. Não deram prazo. Passamos o que o clube pretende e entende que é de direito. Ficaram de estudar, mas não prometeram nada a gente.”

Ainda segundo Eduardo, o clube tem esperanças de que o resultado seja favorável ao seu retorno à Sul-Americana. “Estamos apostando na resolução amigável do problema.” Mas não descarta a possibilidade de ouvir um “não” da entidade. “Após a posição da CBF, vou passar para o presidente Alírio (Moraes) e ele vai tomar que achar melhor”, afirma.

Entenda o caso
O regulamento da CBF para a Copa do Nordeste e Copa Verde de 2016 garantia vaga aos campeões dos dois torneios nas edições da Sul-Americana de 2016 e 2017. Entretanto, a competição sofreu uma reformulação por parte da Conmebol, em outubro. Entre as novas definições, entidade máxima do futebol sul-americano resumiu a classificação apenas às competições nacionais, em detrimento das regionais, excluindo Santa Cruz e Paysandu.

Como compensação pela retirada dos tricolores do torneio internacional, a CBF promoveu a sua classificação direta às oitavas de finais da Copa do Brasil, junto com o Paysandu.

 

Confira a nota de esclarecimento do Santa Cruz na íntegra:

Posicionamento sobre a Copa Sul-americana 2017.

O Santa Cruz continua buscando o seu direito adquirido de participar da competição. A representação, enviada pelo clube, ainda está em prazo de resposta junto aos órgãos responsáveis.

O Clube aguarda a resposta dentro desse prazo. Caso ela não venha, o Santa Cruz irá procurar as vias judiciais (STJD, Fifa e, se for necessário, a Justiça Comum) na luta para que seus direitos, conquistados em campo, sejam reconhecidos.

"O Santa Cruz tem a esclarecer que apresentou representação junto à Conmebol e à CBF ressaltando a violação ao seu direito adquirido de participar da Sulamericana 2017; que o Clube aguarda ainda a passagem do prazo de manisfestação dessas instituições; que o Clube, em breve, deverá judicializar a questão se uma solução não for oferecida", afirmou o presidente Alírio Moraes.