Santa Cruz

SANTA CRUZ

Eutrópio não decide capitão do Santa Cruz, mas reforça liderança compartilhada

Técnico quer até pratas da casa com voz ativa no elenco ao longo da temporada

postado em 16/01/2017 08:25 / atualizado em 16/01/2017 09:49

Rodrigo Baltar/Santa Cruz
Não faltam candidatos ao posto de dono da braçadeira de capitão do Santa Cruz em 2017. Júlio César, Vitor, Jaime, Anderson Salles, Elicarlos e Zé Carlos são os mais cotados. Mas, passadas quase três semanas de trabalho com o elenco, o técnico Vinícius Eutrópio diz que ainda não escolheu qual jogador ostentará a faixa no braço durante a temporada. Isso, aliás, é apenas um simbolismo para o treinador, que deseja mesmo que a liderança no grupo seja compartilhada, como voltou a reforçar.

Durante o amistoso  do último sábado contra o Timbaúba, no Estádio Grito da República, em Olinda, o lateral direito Vitor, o volante Elicarlos e o zagueiro Anderson Salles se revezaram com a braçadeira. Eutrópio, no entanto, garante que até os atletas recém-promovidos das categorias de base podem ter voz ativa dentro do time. “Eu não pensei (em quem será o capitão). Estimulo a liderança de todos. Tem o Zé Carlos, que entrou depois, tem o próprio Júlio César. São vários líderes. A gente estimula até o garoto do junior a falar, orientar e ter atitude.”

Tanto no amistoso, como no jogo-treino diante da Agap, Eutrópio sequer ficou à beira do gramado. Uma das justificativas era incentivar este espírito de liderança nos seus comandados. O técnico voltou a ressaltar a importância deste tipo de impulso nos atletas. “Dá certo porque já venho fazendo isso há quase dez anos. Didaticamente é perfeito”, assegurou. “É estimular que o jogador pense, se comunique. Muitas vezes, os problemas são resolvidos por eles lá dentro, não só pelo treinador. Então, isso é importante. Que eles virem uma equipe; falem uns com os outros; chamem atenção; briguem se for possível, não tem problema nenhum, mas sempre para o bem da equipe”, emendou.

Para o Santa enfrentar o Paysandu no próximo sábado, no Arruda, em amistoso válido pela Taça Asa Branca, Eutrópio assegura, porém, que estará no banco de reservas. “Contra o Paysandu, não (fico fora). Já é jogo valendo. Se precisar gritar, entrar em campo, reclamar do árbitro e orientar bastante, farei.” O jogo reúne os respectivos campeões da Copa do Nordeste e Copa Verde de 2016.