Santa Cruz

SANTA CRUZ

Para evitar sufoco, Santa Cruz estabelece meta de dez pontos para 1° turno do Estadual

Técnico Eutrópio não quer que time fique na iminência de não classificar para o mata-mata, como em 2016; mas jogadores já veem meta como distante

postado em 08/02/2017 09:00 / atualizado em 08/02/2017 10:03

Rodrigo Baltar/Santa Cruz
O técnico Vinícius Eutrópio e os jogadores do Santa Cruz não veem problema em tornarem pública a meta do Santa Cruz para primeira metade do hexagonal do Estadual. Esperam terminar o turno com dez pontos marcados na tabela. No ano passado, apesar da campanha ter culminado no bicampeonato pernambucano, o Tricolor se classificou para as semifinais apenas na última rodada, com 11 pontos. O treinador está ciente como foi a peleja para o time passar de fase em 2016. Por isso, quer evitar um sufoco semelhante neste ano.

Depois de ter empatado em casa com o Belo Jardim na rodada passada do Pernambucano, a missão de chegar aos dez pontos no primeiro turno não é fácil. Com apenas dois somados, o Tricolor precisa fazer mais oito em três partidas: nesta quinta-feira, contra o Central, na Arena de Pernambuco; e diante de Sport e Salgueiro, na sequência - ambos no Arruda. O elenco entende que a tarefa é espinhosa e já fala em tirar o atraso no returno da competição.

“Acho que no primeiro turno pode estar um pouquinho difícil”, destaca o goleiro Júlio César. “A gente sabe que o importante é classificar. Se no primeiro turno não conseguirmos alcançar os dez pontos, é fazer o máximo que der para estar lá no bolo (no G4) e longe da quinta e sextas posições”, emenda.

No hexagonal do último Pernambucano, o Tricolor só ganhou duas vezes: do América (na terceira rodada) e do próprio Central (na quinta). Classificou-se somente no derradeiro jogo com um empate em 1 a 1 com o Sport, no Arruda. Mas corria o risco de ficar fora do mata-mata caso tivesse perdido aquele clássico, e o Mequinha ganho da Patativa (a partida em Caruaru terminou 2 a 1 para os alvinegros). A diferença de pontos entre os três primeiros classificados para o Santa acabou sendo abismal. Embora não tenha obtido sucesso na fase eliminatória, Náutico, Salgueiro e Sport terminaram o hexagonal respectivamente com 23, 20 e 17 pontos.

O retrospecto, pelo menos, serve como alerta para a equipe não ficar novamente na iminência de não classificar, como em 2016. “O Vinícius se baseou no ano passado. Ele falou que os dez pontos são uma primeira meta, que já coloca você ali perto de classificar. Mas não que a gente só queira os dez pontos. Que a gente os faça rápido, sabendo das dificuldades do campeonato, para termos tranquilidade”, advertiu o camisa 1 coral.