Santa Cruz

SANTA CRUZ

Contra o Sinop-MT, Santa Cruz tenta acabar com jejum recente em jogos eliminatórios

Tricolor não sai vitorioso em um confronto de mata-mata desde 2017, quando se classificou contra o Itabaiana-SE, para as semifinais da Copa do Nordeste

postado em 13/02/2019 10:26 / atualizado em 13/02/2019 11:25

Ricardo Fernandes/DP
Além do seu adversário pela primeira fase da Copa do Brasil, o Santa Cruz lutará para melhorar o retrospecto ruim em fases eliminatórias dos últimos dois anos. Contra o Sinop (MT), o Tricolor terá a chance de quebrar a escrita de não superar uma fase de mata-mata, que dura desde abril de 2017, quando o Mais Querido eliminou o Itabaiana nas quartas de final da competição regional e acabou caindo para o Sport na etapa seguinte.

Desde então, o Santa Cruz coleciona eliminações. Ainda em 2017, o clube foi eliminado pelo Salgueiro, no Campeonato Pernambucano; pelo Sport, na Copa do Nordeste e pelo Athletico-PR, nas oitavas de final da Copa do Brasil. 
 

E a sina continuou em 2018, quando o Tricolor saiu derrotado em todas as fase eliminatórias que disputou. Começou com a vexatória eliminação para o ABC, na Copa do Nordeste - com direito a uma goleada por 4 a 1, em pleno Arruda -, a queda para o Sport, nas quartas de finais do Campeonato Pernambucano por 3 a 0; saiu da Copa do Brasil após ser derrotado pelo Fluminense de Feira-BA, por 2 a 0, na primeira fase da competição e não conseguiu o sonhado acesso à Série B, após ser eliminado pelo clube que viria a se sagrar campeão do torneio, o Operário-PR. 

Entre as derrotas em 2017, o Santa Cruz conseguiu conquistar o terceiro lugar do Campeonato Pernambucano, em decisão contra o Náutico. Porém, como os dois clubes acabaram classificando para a Copa do Nordeste, a vitória, em tese, foi apenas classificatória, uma vez que, os dois clubes já haviam sido eliminados da competição por Salgueiro e Sport, respectivamente. 

O último time bem sucedido em um mata-mata foi o que se classificou contra o Itabaiana. A equipe era muito diferente da que entrará em campo contra o Sinop, no estádio Massami Uriu, na próxima quinta-feira, às 20h30 (horário do Recife). Dos onze titulares daquela partida, em 2017, não há remanescentes no atual elenco tricolor. O time era comandado pelo técnico Vinícius Eutrópio e foi escalado com Julio Cesar; Vitor, Anderson Salles, Bruno Silva e Tiago Costa; Federico Gino, David, Thomás, André Luís e Everton Santos (Pereira); Halef Pitbull. 

Retrospecto de eliminações do Santa Cruz

2018

Série C (quartas de final)
Operário-PR 3 x 0 Santa Cruz 
Santa Cruz 1 x 0 Operário-PR

Copa do Nordeste (quartas de final)
Santa Cruz 1 x 4 ABC
ABC 1 x 0 Santa Cruz

Campeonato Pernambucano (quartas de final)
Sport 3 x 0 Santa Cruz 

Copa do Brasil (primeira fase)
Fluminense de Feira-BA 2 x 0 Santa Cruz

2017

Copa do Brasil (oitavas de final)
Athletico Paranaense 0 x 0 Santa Cruz
Santa Cruz 0 x 2 Athletico Paranaense

Campeonato Pernambucano (semifinal)
Santa Cruz 1 x 0 Salgueiro 
Salgueiro 2 x 0 Santa Cruz

Copa do Nordeste (semifinal)
Sport 1 x 2 Santa Cruz
Santa Cruz 0 x 2 Sport