Santa Cruz

SANTA CRUZ

Homem da roça, exigente e sem medo de pressão: Itamar Schülle é apresentado no Santa

Em primeira aparição como treinador coral, profissional de 53 anos relembrou início da carreira e traçou acesso à Série B como meta do ano

postado em 03/12/2019 15:44 / atualizado em 03/12/2019 18:40

(Foto: Rafael Melo/Santa Cruz)
Após mais de três meses de espera desde a eliminação da Série C e a consequente saída de Milton Mendes, finalmente, o Santa Cruz volta a ter um treinador para comandar o seu time profissional. Como primeiro passo do planejamento pensado para o ano de 2020, o técnico Itamar Schülle foi oficialmente apresentado, na tarde desta terça-feira no anfiteatro Aristófanes de Andrade, nas dependências do estádio do Arruda. 

Antes de chegar ao Santa Cruz, o treinador de 53 anos esteve no Vila Nova com a incumbência de salvar o Tigre de Goiás do rebaixamento, missão, na qual, não teve sucesso. Em nove jogos, o time conseguiu nove pontos e terminou na lanterna do campeonato, a dois pontos do primeiro time fora da zona de rebaixamento. Porém, em matéria de Série C, o novo comandante coral tem um trunfo ao seu favor. Em 2018, Itamar Schülle comandou o Cuiabá na campanha que levou a time do Mato Grosso à Segunda Divisão do Brasileiro. 

Com ampla experiência no futebol nacional, Além de Cuiabá e Vila Nova, Itamar Schulle também treinou Atlético Alto Vale/SC, Tiradentes/SC, Nacional/PR, Metropolitano/SC, Figueirense, Juventus/SC, São Carlos/SP, Joinville, Rio Branco/PR, São Luiz/RS, Criciúma, São José/RS, Pelotas, Botafogo/PB, Brusque/SC, Novo Hamburgo, Chapecoense, Santo André, Caxias, Operário/PR e ABC. Este será seu primeiro trabalho em Pernambuco.

Confira os principais pontos da coletiva de apresentação do novo técnico coral

A chegada 
Me sinto muito orgulhoso e muito honrado pelo convite que recebi de um grande clube como o Santa Cruz. Sei da responsabilidade e tenho consciência da grandeza do clube. Vou fazer o que sei fazer de melhor que é trabalhar bastante para conquistar os objetivos. 

Eu estava no Vila Nova, porém houve o convite do Santa, mas em nenhum momento eu havia aceito o convite ou conversado com o clube. Eu deixei bem claro para o Nei (Pandolfo), para a diretoria coral e outros clubes que me procuraram que só negociaria a partir do dia 30. Negociamos, acertei e estou aqui para começar o planejamento. Vamos ver quem está disponível e montar um bom time para as competições. 

Prioridades em 2020
A prioridade do Santa Cruz é sempre vencer, mas o acesso da Série C para a B é algo vital para o clube. As outras competições, o Santa entra sempre para chegar. Não vou prometer títulos, mas vou prometer o meu melhor trabalho, que deve ser suficiente para chegar aos títulos e aos resultados esperados. 

Características
Eu fui criado na roça e foi assim até os 15 anos. Apanhei de chicote. Trabalhei na roça, cortei cana, trabalhei muito, apanhei na cara da minha mãe e ela não foi presa. Acho que o futebol necessita de disciplina. Não é ter linha dura. É ter disciplina, e no futebol temos horários determinados, temos que trabalhar cada vez mais. Aprendi uma coisa que não se treina, que é caráter e disciplina. É como uma empresa, você tem que chegar na hora e trabalhar cada vez melhor. Para mim, não existe sorte. No futebol quanto mais se treina, mais disciplina se tem e mais trabalho, se faz é melhor. Isso não me faz ser linha dura, isso me fazer ser profissional. A vida do atleta é muito curta e nesse período tem que se ter muito trabalho, foco e disciplina, pois quando mais vocês se prepara mais está perto do sucesso. Eu estive com o Rogério Ceni e ele me disse que fez o primeiro gol depois de bater 15 mil faltas, mesmo sem os treinadores permitirem que ele batesse. Outro exemplo, é o Ayrton Senna que ia treinar na chuva enquanto os outros dormiam. Tudo se treina e quanto mais se treina mais se tem chance de ter sucesso.

Base
Eu tô bem a par da base, pois estudei o que se tinha. Sei quanto tempo tem que não ganha uma Copa São Paulo ou Campeonato Pernambucano. No Brasil, eu não lembro de nenhum treinador para jogar com 15 anos, que teve que pedir autorização para jogar e coloquei para jogar no Metropolitano/SC. Eu valorizo muito a base, mas tem que ter suas qualidades. Não adianta colocar por colocar. Todo jogador vem ou do amador ou da base, não vem do nada. 

Problemas financeiros 
Todo clube tem seus problemas financeiros, mas como é que se resolve? Com trabalho, união - não posso ficar unido com a minha comissão e desunido com a diretoria - e pedindo a ajuda de Deus. Com a torcida linda que tem o Santa Cruz, se colocarmos 40, 50 mil no estádio, os problemas vão se resolvendo e o clube vai aumentando a sua capacidade de investimento e até trazer jogadores com maior valor. 

Torcida
O leão, na selva, ataca a presa. E o percentual de erro dele é grande. Ele ataca dez vezes para acertar de sete a nove. Ele erra muito. Mas isso gerando na vida útil do leão, o aproveitamento negativo é de 85%. E quem é o rei da selva? Por que ele é o rei se erra tanto? Porque ele não perde a essência. Não pode abandonar. São nos momentos em que as coisas não dão certo que se tem que ser um pai melhor, um amigo melhor, um profissional melhor. A torcida não pode abandonar o clube que ama por causa das coisas ruins. Tem que pensar na frente. A torcida é apaixonada e por isso temos que nos unir para subir. 

Instabilidade no cargo
Eu não tenho o perfil de ficar trocando de clube, mas eu tenho algo em mim que foi ensinado por meu pai e minha mãe que é o caráter. Eu já fiquei em clubes, mesmo com convites, passei por pressões e fiquei no cargo. O que acontece quando se troca muito de treinador e o clube continua na zona de rebaixamento. Será que todos os treinadores estão errados? Eu não vim para cá para passar um mês dois meses. A pressão me faz ficar mais feliz. No começo da minha carreira eu carreguei tijolo, limpei banheiro de jogador... Pressão eu passei lá no início . Hoje, com 100 mil pessoas me elogiando, estou feliz, se me xingarem, fico feliz também.

Elenco caseiro 
Conheço o grupo que estava, mas essas coisas temos que conversar internamente com a diretoria, em conjunto, e de maneira interna. Vamos tomar as melhores decisões junto com o Nei e com o resto da diretoria para que o Santa é que venha a ganhar com isso. 

Principal característica para acesso
Eu vejo que a Série C são dois campeonatos bem diferentes. Primeiro, se tem que conquistar uma das quatro vagas em 18 jogos. Depois começa outro campeonato, em que são dois jogos. Tem que se ter muita calma, estar com o psicológico no lugar para que se faça o melhor jogo das suas vidas para conquistar o acesso.