Santa Cruz

SANTA CRUZ

'Jogador surge na dificuldade': William Alves cita ex-campeões para espelhar garotos no Santa

Zagueiro lembrou trajetória de Memo, Renatinho e Everton Sena no começo da carreira, que superaram questionamento e se firmaram no Tricolor

postado em 11/12/2019 16:30 / atualizado em 11/12/2019 16:46

(Foto: Peu Ricardo/DP FOTO )
Depois de passar por maus bocados, ter “cancha”, experiência, pode ser um primeiro passo para se reerguer. Principalmente quando se pode ensinar - e tranquilizar - os outros a caminhar com as próprias pernas. No Santa Cruz, Wiliam Alves diz viver essa tipo de sensação. Com 32 anos, sendo o segundo jogador mais velho de todo o elenco, perdendo para o companheiro de zaga, Danny Morais, e o atacante Pipico, ambos com 34 anos, o zagueiro se enxerga, no Tricolor, com uma missão: a de fazer os mais jovens que hoje compõem o elenco voarem alto na carreira. 

E, para que os jogadores fujam da desconfiança da torcida, sobretudo pelo baixo reconhecimento no cenário nacional, Wiliam Alves citou a história de atletas forjados no próprio Santa Cruz e ex-companheiros de equipe. Nomes antes desconhecidos, mas que se tornaram pilares do clube coral em momentos de escassez de recursos. E escreveram a história. Segundo o zagueiro, assim foram os casos do lateral esquerdo Renatinho, o volante Memo e o zagueiro Everton Sena.  

“A gente sabe da responsabilidade de sermos jogadores experientes. Mas a gente quer ajudar esses novos jogadores jovens a aparecerem no cenário. A gente sabe que jogador surge assim na necessidade, na dificuldade, e podem surgir grandes nomes. Posso voltar novamente na minha primeira passagem no Santa Cruz quando subiram Renatinho, Everton Sena, Memo”, relembrou. 

Os três atletas foram alçados para o elenco profissional em 2011, ano em que o Santa Cruz disputava, pela terceira vez na sua história, a Série D. E foi nesta temporada em que o Tricolor, pouco a pouco, alçou voos maiores com Renatinho, Memo, Everton Sena, e alguns outros no time.
 
A servir de exemplos, a conquista do pentacampeonato pernambucano (2011-2013, 2015-2016), os títulos inéditos da Série C (2013), e da Copa do Nordeste (2016), sem mencionar o acessos seguidos, até retornar à elite do futebol brasileiro, a Série A. 

No elenco, dos 16 atletas que se reapresentaram para a disputa da temporada 2020, até agora, apenas três jogadores têm mais de 30 anos. Os restantes variam entre 21 anos, como é o caso do goleiro Carlos Miguel, a 25, a exemplo do atacante Pedro Maycon.
 
Desta vez, o Santa Cruz não contará com Everton Sena, Memo ou Renatinho, mas terá oportunidade de revelar outros nomes. Com um critério, no entanto: que se dê o suporte para que novos "se desenvolvam".  

“Ninguém acreditava naqueles jogadores. Eles eram jogadores da casa e deram um suporte tremendo para que o clube pudesse subir de divisões. Eu acredito nesse trabalho de dar suporte aos meninos se desenvolverem e ajudar a gente nessas competições difíceis que a a gente vai ter pela frente”, reforçou.