Santa Cruz

SANTA CRUZ

Elenco do Santa se blinda e evita comparação a 'vizinhos ricos': 'É trabalhar quietinho'

Uma das lideranças, o experiente zagueiro William Alves destacou que método de trabalho da equipe tem de ser baseado na humildade; 'aí surpreendemos'

postado em 12/12/2019 07:30 / atualizado em 12/12/2019 08:08

(Foto: Bruna Costa/ DP Foto)
Depois do fracasso em sequer ter avançado para as quartas de final da Série C deste ano, assim permanecendo mais um ano na Terceira Divisão, o Santa Cruz também viu seus dois  grandes rivais do estado, Náutico e Sport, terminarem as respectivas temporadas alcançando seus principais objetivos: os acessos à Série B e A, sucessivamente. Inclusive com o Timbu indo além: conquistando a taça de campeão da Série C. 

Com desfechos tão distintos do Santa Cruz nesta temporada,  o elenco vem trabalhando para se blindar de possíveis - e até naturais - comparações por parte da torcida tricolor. Justamente para que a rivalidade não faça esquecer  o principal objetivo do clube em 2020: o acesso para a Série B. Foi o que disse o experiente zagueiro, Wiliam Alves.  
 
“A gente sabe que vamos enfrentar elencos com orçamentos muito maiores. Para isso, é para a gente trabalhar na nossa, quietinho ali, se preparar bem. Aí, a gente dá a nossa resposta dentro de campo, surpreendendo. A gente teve um ano muito duro, mas a gente sabe que o objetivo do Santa Cruz é o acesso à Série B, porque você pode se estruturar e se organizar melhor”, justificou. 

Traduzindo essa diferença para os números, na próxima temporada, o Náutico, por exemplo, disputando a Segundona, vai faturar em cotas cerca de R$ 6 milhões líquidos. Este valor, no entanto, ainda pode aumentar para R$ 8,8 milhões, considerando existência de cota de TV com direito internacional.  

Sem mencionar, é claro, a grande diferença entre o poder de investimento dos rivais, a maior visibilidade oferecida ao mercado pelos clubes estarem posicionados em divisões mais bem localizadas no futebol nacional e o calendário cheio para disputar jogos.  

Por outro lado, por disputar a Série C, competição que não oferece atrativo financeiro algum para os clubes, o Santa Cruz apenas vislumbra uma boa participação na Copa do Brasil como alternativa para gerar algum tipo de renda extra em seus cofres. Além disso,  também vive a expectativa de vender alguns de seus jogadores pratas da casa, como é o caso do zagueiro João Victor, que interessa ao Vitória como opção de compra.     

Apesar do cenário, por vezes, adverso, o zagueiro Wiliam Alves garante que o elenco está com a “cabeça boa” para tocar o projeto e fazer do Santa Cruz, novamente, um clube vitorioso. 

“Pensando em 2020 a gente está com a cabeça boa, está tentando se reestruturar. Acho que a gente vem forte para essa temporada. O que aconteceu em 2019 tem que ficar para trás e agora a gente tem que trabalhar para colher bons frutos em 2020. A minha vontade foi voltar a trabalhar aqui por saber que o clube pode voltar a ter anos vitoriosos como a gente teve em Série A e conquistando títulos”, finalizou