Santa Cruz

SANTA CRUZ

Retorno de Marcelo Martelotte ao Santa Cruz tem aumento de rendimento na Série C

Primeiros cinco jogos dos corais com o novo comandante têm mais pontos ganhos e gols marcados que os cinco jogos com Itamar Schülle na Série C

(Foto: Rafael Melo/Santa Cruz)
A repentina troca entre Itamar Schülle e Marcelo Martelotte no comando técnico do Santa Cruz poderia abalar a boa campanha que o Tricolor vinha fazendo nas rodadas iniciais da Série C. Quando da saída, o time era vice-líder do Brasileiro, com 10 pontos em cinco jogos disputados, mas hoje, com mais cinco jogos, a liderança chegou, com 21 pontos.

Com o ex-técnico, hoje no Criciúma, foram três vitórias, um empate e uma derrota. Agora, sob novo comando, o Tricolor teve mais três vitórias e dois empates. Um sutil aumento no aproveitamento coral, que anulou os medos de um descompasso no time após a surpreendente troca.

A campanha com Itamar Schülle viveu início cercado de desconfiança pela sequência sem vitórias do Santa, que perdurava desde Estadual e Regional, mas ele reverteu a fase conturbada e entregou o time como vice-líder do torneio. Quando Martelotte assumiu, o ime passou por vários ajustes, experimentou formações mais defensivas, mas se consolidou em um jogo mais propositivo para manter o bom futebol coral, após leves turbulências.

Comparando os números. Com o novo comando, o aproveitamento coral subiu de 67% para 73% dos pontos disputados, em um time ainda invicto com o novo comando. Os números do ataque também aumentaram, passando de sete para nove gols marcados, enquanto os da defesa pioraram, subindo de quatro para cinco gols sofridos.

Quando fazemos o recorte apenas das três últimas partidas, quando Martelotte conseguiu implantar sua estratégia planejada dentro do elenco coral, os números são mais interessantes, com oito desses gols marcados e todos esses cinco cedidos acontecendo em apenas três partidas.