Santa Cruz

CAMPEONATO PERNAMBUCANO

Uso do VAR e finais na Arena de Pernambuco durante o PE2020 permanecem em aberto

Clubes ainda irão decidir se irão arcar com os custos da aplicação do árbitro de vídeo nos jogos eliminatórios do Estadual

postado em 18/11/2019 20:17

(Foto: Tarciso Augusto / Esp. Dp foto)
Apesar da definição do regulamento do Campeonato Pernambucano de 2020, com a inédita fórmula de seis clubes se classificando na primeira fase, outros pontos ficaram em aberto após a realização do Conselho Arbitral. Mais precisamente, referentes ao uso do recurso do árbitro de vídeo (VAR) e a ideia, defendida pelo presidente da FPF, Evandro Carvalho, de levar os dois jogos da final para a Arena de Pernambuco. 

Com relação ao VAR, a possibilidade da utilização da tecnologia nas fase eliminatórias constará no regulamento, algo que não estava presente este ano. Porém, a definição se o recurso será ou não usado só será debatido pelos clubes futuramente. Tudo passará por custos, uma vez que a utilização do VAR é orçada em aproximadamente R$ 50 mil por jogo.

“Os clubes querem o VAR, mas não querem ter esse custo. Por isso, a federação está estudando uma parceria para viabilizar isso. Mas foi um ponto que ficou em aberto, apesar da possibilidade constar no regulamento”, explicou Evandro Carvalho. 

Vale lembrar que no jogo de ida da decisão do Estadual deste ano, a diretoria do Náutico reclamou bastante do gol da vitória por 1 a 0 do Sport, marcado por Ezequiel. Os alvirrubros alegaram impedimento no lance que originou a jogada. Porém, como não estava previsto no regulamento, o uso do VAR não estava permitido para a competição.

Já com relação às finais, os mandos seguem com os clubes, que terão autonomia para levar ou não a sua partida para a Arena de Pernambuco. Como já acontece atualmente. 

“A Federação poderia definir que os dois jogos seriam na Arena, mas como não tenho um perfil de ditador, essa decisão fica com os clubes. Se eles quiserem levar o jogo para a Arena, por uma questão de segurança ou financeira, tudo bem. Mas se quiserem manter o jogo no seu estádio, tudo bem. Apesar de achar isso uma bobagem. Por uma questão de evolução eu defendo os dois jogos na Arena”, finalizou Evandro.