Santa Cruz

SANTA CRUZ

Quase sem atacantes, Santa Cruz deve mudar de esquema para enfrentar o Central no Arruda

Meias Biteco e Emerson Santos disputam vaga e time tende a jogar no 4-5-1

postado em 16/04/2015 09:10 / atualizado em 16/04/2015 19:42

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Como de costume, assim como fez às vésperas de outros cinco jogos neste Pernambucano, Ricardinho promoveu nessa quarta-feira mais um treino fechado. Nesta quinta, comandou outra atividade sem a presença da imprensa e só irá  liberar a entrada dos repórteres e torcedores, no Arruda, no recreativo desta sexta. Também concederá entrevista coletiva e deve dar algum sinal do time que recebe o Central pela primeira semifinal da competição. Nas duas atividades fechadas, além de ensaiar jogadas e reforçar noções de posicionamento, o treinador coral espera, principalmente, confirmar uma mudança no esquema tático do Santa Cruz.

Sem contar ainda com Anderson Aquino, Bruno Mineiro e Waldison, Ricardinho indicou que vai acionar mais um meia na equipe. Emerson Santos ou Guilherme Biteco. Passaria, portanto, a atuar no 4-5-1. Apesar de ter ainda três atacantes de ofício à disposição (Nathan, Thiaguinho e Gllawcyo), nenhum deles nunca foi colocado no setor durante os treinamentos e a permanência no 4-4-2 torna-se bastante improvável.

No Arruda desde 2 de fevereiro, Nathan sequer estreou. Ricardinho disse que um dia a “oportunidade iria chegar”. Hoje, na maior chance que tem para testá-lo, segue escanteando o atleta. Thiaguinho, por sua vez, é mais bem quisto pelo comandante na criação. Já Gllawcyo, promovido para os profissionais só nesta temporada, é considerado ainda imaturo para uma partida decisiva como a do próximo sábado.

O esquema com só um atacante foi utilizado pelo treinador apenas uma vez. Justamente, num jogo contra o Central. Embora seja, teoricamente, menos ofensivo, o Santa conseguiu com ele uma vitória convincente em pleno Lacerdão. Ainda pela segunda rodada, o Tricolor foi a campo com cinco jogadores no meio-campo (entre eles, Emerson Santos e Biteco, juntos) e venceu por 2 a 1. Responsável pelas duas assistências para gol naquele duelo, Betinho voltará a atuar isolado. Diz que gosta da formação. “Não me incomoda jogar no 4-5-1. Com todos esses meias encostando para fazer jogadas comigo, o time vai ficar bastante ofensivo", garante.

Emerson Santos ou Guilherme Biteco?


Ponto a favor de Biteco
Emerson Santos não tem a mesma propensão ofensiva que Biteco. Mais conservador para atacar, o atleta pode retrair demais o time em uma partida que o Santa Cruz necessita vencer. Vale lembrar que a escalação já conta com Wellington, Bruninho e João Paulo - outros três atletas com tendência defensiva.

Ponto a favor de Emerson Santos
Ricardinho vem acionando Emerson Santos com bem mais frequência que Guilherme Biteco. Ele entrou durante o segundo tempo nos quatro últimos jogos do Pernambucano e está com melhor ritmo de jogo que o concorrente, que não atua desde 8 de março.