Santa Cruz

SANTA CRUZ

Na opinião de Milton Mendes e Grafite, pênalti que gerou gol empate do Santa Cruz existiu

Atacante e técnico do Santa discordaram dos adversários, que reclamaram do lance

postado em 21/05/2016 21:25 / atualizado em 21/05/2016 21:49

Rafael Brasileiro /Diario de Pernambuco

MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC
Os gols de Grafite o levaram à artilharia isolada da Série A. Com uma pitada de polêmica. O lance que resultou o gol de empate coral, de pênalti, foi bastante questionado pelos jogadores do Fluminense e também pelo técnico Levir Culpi. Para eles, não existiu falta no toque de Wellington Silva. O atacante e o treinador coral, entretanto, discordam dos adversários.

Ao tentar cruzar a bola, na pequena área, quase sem ângulo, o atacante não acertou a bola. Houve, sim, um toque na perna do lateral Wellington Silva que estava atrás do atleta ajudando a marcação. Aparentemente, insuficiente para derrubar o atleta. O árbitro Jailson Macedo de Freitas, porém, não titubeou e marcou pênalti para. 

Ao deixar o gramado, Grafite alegou que o toque do defensor o desequilibrou. “Eu tentei cruzar a bola e senti o encalço do jogador. Acho que fora da área seria falta. Paciência. Merecíamos o resultado. A nossa equipe jogou bem e merecia o empate. Deixo o julgamento da arbitragem para vocês (imprensa)”, comentou na saída de campo.
 
Na entrevista coletiva, Grafite foi questionado mais uma vez sobre o pênalti e manteve sua postura. Inclusive rebateu a acusação de malandragem do técnico do Fluminense Levir Culpi. “Pela minha conduta, eu aprendi o fair play e que não se deve tentar tomar vantagem. Se acontecer um lance assim eu falaria para ele, mas no meu entender foi pênalti. Se fosse fora da área seria falta”

Questionado sobre o impedimento de Fred no lance que originou o segundo gol do Fluminense - e se Gérson atrapalhou o goleiro Tiago Cardoso no gol de Gum -, Grafite preferiu não opinar. "Foi muito rápido e eu não vi. Estava em cima da linha tentando tirar a bola. Acho que vacilamos. Não vi se houve impedimento ou não do Fred, e se o Gérson atrapalhou Tiago”, comentou.

Malandragem?
Na entrevista coletiva o técnico Levir Culpi criticou bastante a arbitragem e afirmou que Grafite usou da “malandragem” para que o pênalti fosse marcado. Algo que Milton Mendes discordou totalmente. “Pelo o que eu entendi do lance, quando Grafite vai chutar a bola o jogador deles, consciente ou não, desequilibra o Grafite. Ele cai. Não teve simulação. Respeito o ponto de vista dele, mas nesse lance eu acho que ele está um pouco longe”, comentou o técnico coral.

Além do técnico Levir Culpi, o zagueiro Gum e Fred reclamaram muito do pênalti a favor do Santa Cruz. O jogador do Fluminense que esteve envolvido diretamente no lance negou que tenha feito falta. “É triste isso. Acho que não teve nenhuma dúvida. Foi um lance grosseiro. Eu nem senti o pé dele. Não foi pênalti”, disparou o lateral Wellington Silva.