Santa Cruz

SANTA CRUZ

Contra o Botafogo, Santa Cruz pode igualar ou até piorar aproveitamento do clube em 2006

Tricolor precisa vencer o Fogão para superar número de pontos conquistados nas treze primeiras rodadas em sua última participação na elite do Brasileiro

postado em 02/07/2016 15:30 / atualizado em 02/07/2016 15:45

Diego Borges /Especial para o Diario

Paulo Paiva/DP
Tudo o que o torcedor do Santa Cruz não gostaria de ver seria relacionar o momento na Série A à sua última participação na elite nacional, há dez anos, quando foi rebaixado com três rodadas de antecedência. Mas o recente retrospecto de sete derrotas nos últimos oito jogos fez o velho fantasma bater à porta do clube. Com onze pontos conquistados em doze rodadas, o Tricolor precisa vencer o Botafogo, em Juiz de Fora, para superar a marca de 2006, quando o clube somou doze pontos na mesma quantidade de treze jogos. Em caso de empate, as campanhas igualam-se, enquanto uma derrota faz o clube alcançar um aproveitamento ainda pior.

A campanha naquele ano, a primeira do Campeonato Brasileiro no modelo dos pontos corridos com vinte clubes, começou com um jejum de dez partidas sem vitórias. Foram apenas três pontos conquistados em três empates. O Santa Cruz só conheceria a sua primeira vitória após a parada realizada para a Copa do Mundo na Alemanha. Na ocasião, o Tricolor emendou uma boa sequência de quatro vitórias consecutivas, ao bater Goiás, Fortaleza, Flamengo e Corinthians, sua melhor sequência de resultados na edição.

Dez temporadas depois, o panorama parecia ser diferente, após o clube conquistar duas vitórias e dois empates nas quatro primeiras rodadas, chegando inclusive até a liderar o campeonato por duas. Mas a queda vertiginosa na tabela fez o time chegar à zona de rebaixamento, com um agravante em relação à campanha de 2006. Na época, o Tricolor foi batido apenas uma vez em casa, durante as 13 primeiras rodadas. Neste ano, o número de derrotas no Arruda já soma quatro jogos.

Campanha 2006 (13 primeiros jogos)
3 Vitórias
3 Empates
7 Derrotas
Aproveitamento 30,77%

Campanha 2016 (12 primeiros jogos)
3 Vitórias
2 Empates
7 Derrotas
Aproveitamento 30,55%