Santa Cruz

SANTA CRUZ

Sem Neris, Santa Cruz sempre é vazado, não ganha e tem aproveitamento menor que 5%

Agora à disposição depois de se recuperar de problema na coxa, zagueiro tem sido pilar defensivo da equipe na disputa da Série A do Brasileiro

postado em 02/08/2016 09:00 / atualizado em 02/08/2016 09:21

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco

Antônio Melcop/Santa Cruz
Pode parecer mera coincidência. Fruto do acaso. Mas os números têm mostrado que o Santa Cruz depende muito de Neris defensivamente. Zagueiro que chegou em maio do ano passado como uma aposta para a disputa da Segunda Divisão, se firmou com o tempo no clube e hoje é o principal pilar da ainda frágil retaguarda tricolor na Série A. Por causa de uma contusão muscular de primeiro grau na coxa direita, ficou de fora das duas últimas rodadas do Brasileiro e a equipe amargou duas derrotas para Coritiba e Atlético-MG. Com o jogador ausente, aliás, nenhuma vitória foi conseguida até aqui no campeonato e o aproveitamento do time coral tem sido baixíssimo: menor que 5%.

Nessa segunda-feira, Neris voltou a treinar normalmente com o restante do grupo e está à disposição para a partida da próxima quinta-feira, quando o Santa visita o Grêmio, em Porto Alegre. Motivo para o torcedor tricolor comemorar. Isso porque, sem o zagueiro em campo sete vezes na competição, a equipe obteve um baixo rendimento defensivo. Sempre sofreu gols. Foram seis derrotas e um empate. Doze gols sofridos no total - mesma quantidade dos outros dez jogos em que o atleta esteve presente.

Nenhum dos seus substitutos correspondeu à altura até aqui quando foi preciso. O primeiro deles foi Alemão, cujas fracas atuações no Brasileiro fizeram a diretoria acatar seu pedido de saída no início do campeonato após uma proposta do Al-Faisaly, do Catar. Depois, o lateral esquerdo Allan Vieira também foi acionado na vaga. Sem sucesso. Posteriormente, a missão caiu no colo do inexperiente prata da casa Walter Guimarães, antes dos recém-chegados Wellington e Luan Peres, nas duas rodadas passadas.

Wellington chegou a ter atuações regulares contra o Coritiba e nos dois confrontos com o Vasco, pela Copa do Brasil, em que o técnico Milton Mendes escalou times mistos. Porém, de forma supreendente, o treinador optou por Luan Peres no 3 a 0 sofrido para o Atlético-MG, no último sábado. O estreante teve uma atuação aceitável, levando em conta o fato de ter ficado 26 dias longe dos treinos no Arruda por causa de problemas familiares. Mas as pedaladas desnorteantes que acabou sofrendo de Robinho no terceiro gol do adversário, feito por Luan, o marcaram de forma negativa.

Luan Peres, no entanto, foi quem iniciou na zaga titular nas atividades de ontem. Embora seja titular absoluto, Neris só figurou na “retaguarda ideal” de Milton Mendes na segunda parte do treinamento. Mas apenas por precaução, já que o jogador estava inativo há quase três semanas depois de ter se machucado em 20 de julho - quando o Santa Cruz perdeu por 3 a 2 para o Vasco, no Arruda.

O Santa com Neris
10 Jogos/5 Vitórias/1 Empate/4 Derrotas
12 Gols sofridos
Média de 1,2 gol sofrido por jogo  
53,3% de aproveitamento

O Santa sem Neris
7 Jogos/1 Empate/6 Derrotas
12 Gols sofridos
Média de 1,7 gol sofrido por jogo
4,7% de aproveitamento

Os jogos sem Neris

4ª rodada

Chapecoense 1 x 1 Santa Cruz
Motivo: edema na coxa esquerda
Substituto: Alemão

5ª rodada
Santa Cruz 0 x 1 Sport
Motivo: edema na coxa esquerda
Substituto: Alemão

10ª rodada
Santa Cruz 0 x 1 Flamengo
Motivo: suspensão pelo terceiro cartão amarelo
Substituto: Allan Vieira

12ª rodada

Santa Cruz 0 x 3 Ponte Preta
Motivo: lesão na coxa direita
Substituto: Allan Vieira

13ª rodada
Botafogo 2 x 1 Santa Cruz
Motivo: lesão na coxa direita
Substituto: Walter Guimarães

16ª rodada
Santa Cruz 0 x 1 Coritiba
Motivo: lesão na coxa direita
Substituto: Wellington

17ª rodada
Atlético-MG 3 x 0 Santa Cruz
Motivo: lesão na coxa direita
Substituto: Luan Peres