Santa Cruz

SANTA CRUZ

Técnico do Santa Cruz tem números de "demitidos" e é o pior entre os empregados

Após queda de Falcão, Milton Mendes passou a ser o treinador com mais baixo rendimento na Série A do Brasileiro, mas segue respaldado pela diretoria coral

postado em 09/08/2016 07:53 / atualizado em 09/08/2016 18:31

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP
Dos atuais técnicos dos 20 times da Série A do Brasileiro, Milton Mendes já é o com pior aproveitamento no campeonato. Obteve a desonra após a demissão de Paulo Roberto Falcão do Internacional, ontem. Apesar de ter números contestáveis e de viver o seu pior momento no Santa Cruz, o treinador coral ainda tem o respaldo da direção. A cúpula do clube, por sinal, vai na contramão de equipes que tiveram treinadores com rendimento até melhores que Mendes, mas que acabaram sendo fatalmente demitidos durante a competição.

O técnico tricolor tem uma multa contratual alta, baseada em seu salário (que não recebe há dois meses, mas está acima da média histórica paga pelo Santa Cruz aos profissionais da pasta). Fato que faz a direção repensar sobre uma rescisão. O treinador, no entanto, deixou nas entrelinhas que poderia entregar o seu cargo na coletiva após a derrota por 2 a 1 para o São Paulo, no último domingo. Aparentemente consternado, sugeriu que o seu trabalho precisava ser reavaliado.

“Acabamos na zona de rebaixamento e não é o que nós queríamos. É meio campeonato e é momento de fazermos o balanço, sentarmos, avaliarmos e pensarmos. O que foi feito de bom, o que foi de menos bom. O momento de pararmos e vermos como a gente age na segunda etapa no campeonato”, falou o técnico, que ainda expôs um desânimo no grupo inerente às derrotas. “Quando não se ganha, a motivação baixa. Não deveria ser assim, mas a estima cai. E isso dificulta o ambiente de trabalho, a segurança de fazer as coisas.”

O discurso desalentador não é à toa. Milton não foi atendido pela diretoria como desejava em relação a reforços e, diante do que tem em mãos, não esconde que não consegue mais fazer o time voltar a render. “Foi feito de tudo. Mudei jogadores, estilo de jogo. E mesmo assim as coisas não aconteceram”, declarou.

O aproveitamento do técnico, que conquistou o Campeonato Pernambucano, um inédito título da Copa do Nordeste e chegou a levar o Santa à liderança da Série A, é agora equivalente ao dos treinadores que acabaram demitidos no Brasileiro. Nenhum comandante com um percentual de rendimento tão baixo como o dele (31,6%), aliás, segue na disputa da competição. Ontem, no dia de folga do elenco, Mendes passou o dia em Porto de Galinhas, em Ipojuca. Teve tempo para colocar as ideias e ordem e a expectativa é que ele reinicie os trabalhos com grupo, hoje, no Arruda.

31,6%
É o aproveitamento de Milton Mendes na Série A

45,8%
De aproveitamento geral no Santa Cruz

O aproveitamento de treinadores já demitidos na Série A

47,6%
Argel Fucks (Internacional)

33,3%
Paulo Bento (Cruzeiro)

35,7%
Vinícius Eutrópio (Figueirense)

22,2%
Gilson Kleina (Coritiba)

13,3%
Falcão (Internacional)

13,3%
Givanildo de Oliveira (América-MG)

11,1%
Sérgio Vieira (América-MG)

*Diego Aguirre comandou Atlético-MG só um jogo na Série A e deixou clube após eliminação na Libertadores