Santa Cruz

SANTA CRUZ

Santa Cruz estuda ficar com Vallés em 2017, que só joga neste ano se Tricolor seguir na 'Sula'

Argentino tem processo de regularização complicado e aguarda fim de imbróglio que envolve seu antigo clube para jogar a partir das quartas da Sul-Americana

postado em 20/09/2016 17:41 / atualizado em 20/09/2016 17:38

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco

Nando Chiappetta/DP
O Santa Cruz não conseguiu inscrever o argentino Gabriel Vallés para esta fase de oitavas de final da Copa Sul-Americana, contra o Independiente Medellín. O lateral direito já não pode disputar até a Série A porque não foi regularizado no prazo estabelecido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), na última sexta-feira. E só terá a chance de jogar neste ano pelo Tricolor caso o time avance no torneio continental. A direção, no entanto, não descarta a permanência dele no Arruda em 2017.

Do derradeiro pacote de reforços trazido pela diretoria, que inclui Mazinho e Wágner, Vallés foi o primeiro a chegar no Santa. Treina com o elenco desde o último dia 6. Dos três, era o que tinha a sua regularização mais complicada. Primeiro por causa do visto para trabalhar no Brasil como estrangeiro. Mas principalmente pelo fato de o contrato dele com o possuidor de seus direitos econômicos, o Juventud Unida Universitario, da Argentina, não ter sido desfeito por completo.

Em 14 de julho, houve uma “rescisão unilateral” de Vallés com o Juventud, ou seja, o jogador se desvinculou após liminar na Justiça, porém não houve rompimento do contrato por parte do clube. Como ainda não se desligou por completo e por comum acordo da ex-equipe, a sua vinda ao Santa Cruz se caracterizaria como uma transferência internacional. O problema é que a janela para esse tipo de transação se fechou ainda em 19 de julho.

O Tricolor agora aguarda que a Fifa confirme que o atleta estava sem vínculo com nenhuma agremiação para a contratação ser legalizada e a regularização dele na Sul-Americana ser feita automaticamente. Vale destacar que as inscrições na competição da Conmebol são realizadas fase a fase, mas somente até as semifinais.

Sabendo que se Santa for eliminado pelo Independiente Medellín, qualquer chance de Vallés atuar neste ano pelo clube coral será anulada, a diretoria é cautelosa ao falar se irá mandá-lo embora do Arruda. “Ele pode ficar para a próxima temporada. A gente vai ver depois essa questão. De repente, dependendo da avaliação da comissão técnica, ele pode nos servir”, disse o diretor de futebol Jomar Rocha.