Santa Cruz

SANTA CRUZ

Jogadores do Santa Cruz encaram o Coritiba para adiar queda à Série B e de olho no futuro

Atletas como Roberto buscam renovação ou até um contrato melhor em outra equipe; jogo das 20h desta terça, no Couto Pereira, é mais um para quem provem valor

postado em 16/11/2016 10:00 / atualizado em 16/11/2016 20:40

Ricardo Fernandes/DP
Desde quando jogou a toalha na Série A, ao perder do Botafogo, a direção do Santa Cruz evitou dispensar jogadores que não haviam ainda rendido na competição. Além do desejo de não contrair novas dívidas trabalhistas, o clube queria dar uma espécie de “segunda chance” a eles. Caso provassem algum valor no fim do Brasileirão, estes atletas poderiam ter até contrato renovado para um 2017 na Segunda Divisão. Roberto é um dos nomes que se encaixa nesse perfil. Agora titular, o lateral esquerdo mira uma permanência no Arruda ou mesmo um contrato mais vantajoso em outra equipe. Às 20h desta quarta-feira, no Couto Pereira, parte do time coral, antes renegada, joga não só para evitar o rebaixamento matemático do Tricolor nesta rodada, mas também por objetivos meramente pessoais.

Ainda que esteja numa toada de recuperação, são grandes as chances de o Santa Cruz ter a sua queda oficialmente confirmada nesta noite. Para não cair, o Tricolor necessitaria vencer o Coritiba e ainda torcer para que o Vitória não ganhe do Santos, nesta quinta, na Vila Belmiro. Depois de duas partidas sem perder no campeonato, o elenco segue ciente do virtual retorno à Série B, embora os jogadores reforcem sempre o desejo de acabar 2016 com honra e com melhores perspectivas de futuro.

Roberto está como titular do time há três partidas seguidas - duas sob o comando do interino Adriano Teixeira. Na época de Doriva, chegou a não treinar nem mesmo entre os reservas da equipe. Apesar de Allan Vieira (até então titular da lateral esquerda) ter retornado de lesão, ele continua firme no setor. A caminho de uma sequência de jogos, não esconde que pretende ficar no Santa na próxima temporada. Nem o atraso de salários, que já assusta nomes como Derley e Luan Peres para uma permanência no ano que vem, parece ser empecilho.

“Não conversei com ninguém do Santa Cruz ainda. Então, estou tranquilo, fazendo o meu papel. Se a diretoria me chamar para conversar, estou aí para ouvir”, disse Roberto. “A minha intenção é permanecer. Tenho esse pensamento”, emendou. No Couto Pereira, o desafio é agradar para que o clube o procure logo. Ou, caso deixe o Arruda, não perca valor no mercado.

Conforme apurado pela reportagem, outro jogador em observação pela direção coral é o lateral direito Vitor - também há três jogos seguidos na equipe de cima após ter sido encostado durante a Série A. Entre parte dos reservas, também existem nomes que querem ficar no Arruda em 2017. Entre os pratas da casa, ainda sem status para galgar mercados melhores, a vontade de desempenhar um bom papel se tornou ainda mais latente. “Me sinto privilegiado em estar disputando uma Série A. Aconteceu e tenho que aproveitar”, disse o lateral Eduardo, recém-promovido das categorias de base.  

Time

Será na zaga a única mudança no Santa em relação à vitória por 1 a 0 sobre o América-MG, no Arruda. Wellington Silva cede vaga a Luan Peres, que retorna de suspensão. Neris poderia até ser acionado, já que está recuperado de uma caxumba. Mas, como sofria da virose desde o começo do mês, a comissão técnica preferiu deixá-lo no Recife para que aprimorasse a parte física.

Adversário
Ainda querendo afugentar a possibilidade de rebaixamento, o Coxa só não está definido para a partida porque César Benítez pode ceder vaga na lateral direita a Dodô, que estava servindo a Seleção Brasileira sub-20 em amistoso no México e só retornou, ontem, ao Paraná. O técnico Paulo César Carpegiani deixou a formação com três zagueiros utilizada na rodada passada e montou o Coritiba com três atacantes e apenas um volante de ofício para encarar o Santa Cruz.

Coritiba
Wilson; Dodô (César Benítez), Walisson Maia, Juninho e Carlinhos; Amaral, Juan e Raphael Veiga; Leandro, Kazim e Kleber. Técnico: Paulo César Carpegiani.

Santa Cruz

Tiago Cardoso; Vitor, Danny Morais, Luan Peres e Roberto; Derley, Jadson, João Paulo, Léo Moura; Keno e Grafite. Técnico: Adriano Teixeira (interino).

Estádio:
Couto Pereira (Curitiba-PR). Horário: 20h (horário do Recife). Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS). Assistentes: Nadine Schramm Câmara Bastos (Fifa-RS) e Leirson Peng Martins (RS).