Santa Cruz

SANTA CRUZ

Cobra Coral, marca própria do Santa Cruz, já dá lucro superior à antiga fornecedora

Clube já vendeu quase 10 mil camisas e arrecadou mais de R$500 mil em dois meses

postado em 28/07/2017 18:45 / atualizado em 28/07/2017 19:31

Yuri de Lira/DP
A marca Cobra Coral ainda não completou três meses de criação e já é considerada um sucesso pelo Santa Cruz. Os números não mentem. São cerca de 9.500 peças vendidas e um lucro direto para o clube bem maior do que a última fornecedora de material esportivo dava. Em dois meses, já foi arrecadado praticamente a metade do que o clube ganhava por ano no acordo anterior. 

“Ganhávamos cerca de 1 milhão por ano se somarmos tudo. Com a Cobra Coral, já ultrapassamos mais de R$500 mil arrecadados (lucro) em dois meses. Ela vai passar a ser uma das prioridades do clube”, explicou o diretor de Marketing, Dênis Victor. 

Um dos motivos para que esse lucro seja maior é a contrapartida do Tricolor do Arruda em cada camisa. Algo que minimiza a perda de outras regalias como ter o material esportivo sem custo algum. “O lucro de cada camisa gira em torno de R$37 em lojas fora do clube e na loja oficial temos um lucro de cerca de R$60. Na época da Penalty, tínhamos um ganho bem menor e girava em torno de R$10 por peça. Lógico que tínhamos outros benefícios como receber o material todo do elenco”, lembrou o diretor. 
 
O valor arrecadado já tem sido repassado ao clube, mas uma boa parte tem sido mantida na marca para criação e reinvestimento. O valor arrecadado poderia ser ainda maior se não fosse por uma concorrência interna. Ao mesmo tempo que lançava a sua marca, as camisas da antiga fornecedora eram vendidas com preço abaixo do mercado. Uma tática que poderia ser incoerente, mas necessária. “O foco no momento também é queimar esse estoque da Penalty. Ainda tínhamos muito material e existe essa competição entre as camisas porque baixamos o preço. Foi uma escolha que teríamos que fazer. Já tínhamos material todo pago e precisamos fazer dinheiro. Esse número da venda da Cobra Coral não é um número absoluto por conta dessa concorrência. As vendas foram equivalentes porque alguns buscavam, a novidade e outros o preço”.

Essa concorrência fez alguns produtos como os agasalhos serem bastante procurados pelos torcedores por estarem com preços bem abaixo do esperado. Porém, isso vai acabar em breve e novas peças estão chegando para os torcedores corais. “O agasalho da Cobra Coral chegou na loja e o custo da produção ficou alto neste momento. Vai chegar esse enxoval para o torcedor em breve, mas tínhamos que colocar o material da Penalty para ser vendido”.

O custo é uma preocupação da Cobra Coral e o diretor de marketing reconheceu que o preço das peças é algo que eles tratam com atenção. A justificativa para que os modelos das camisas profissionais custem R$229 é a alta qualidade do material. “Os detalhes como furo a laser, a tag (etiqueta personalizada), o baixo relevo na camisa vai elevando o custo e fizemos um produto de alta qualidade. Decidimos fazer isso por ser questão de posicionamento de marca também. É uma prova de qualidade da Cobra Coral. Ela tem capacidade de competir com qualquer outra marca de material esportivo. Mas vamos ajustar (o preço) no futuro. Queremos manter a qualidade nestas peças que são top de linha e buscaremos baixar os custos dos próximos lançamentos. Esperamos ter camisas abaixo de R$200 para o modelo profissional quando conseguirmos ajustar esses detalhes”.

Talvez uma das peças que passe por estes ajustes de valor seja a terceira camisa do Santa Cruz. Qual a cor, modelo, inspiração ou data de lançamento ainda não estão definidos, mas é provável que o torcedor coral ajude na construção do novo uniforme.

“Não temos uma data ainda para o lançamento desse terceiro padrão. Mas iremos fazer. A ideia é que a gente utilize imagens da torcida também. Não a partir do zero, mas alguma ideia. Fomos felizes nessas duas camisas e tivemos algumas sugestões de torcedores. Não sei se abriremos um concurso, mas podemos utilizar um grupo de torcedores novamente para ajudar na criação. Deixar só a torcida criar pode gerar uma rejeição de outros torcedores. Vamos ver direitinho como faremos isso”, explicou Dênis Victor.

Distribuição e novas lojas
Com o sucesso de vendas, a Cobra Coral começa a planejar novos voos. Além da distribuição ter sido iniciada de forma nacional através de outras lojas de material esportivo, uma nova loja será inaugurada. Além da loja na sede do clube e uma no Shopping Tacaruna, outro centro de compras na Grande Recife será inaugurado em breve. 

“Já enviamos pedidos para Centauro, Netshoes e a Carol Esportes (loja pernambucana), que já fez até reposição. Já temos pelo menos 20 lojas com nosso material. Temos uma negociação muito adiantada em outro shopping. A ideia é que nesse local a gente crie a loja outlet também. Lá teremos produtos que estão saindo de linha e teremos um espaço bem maior”.