Santa Cruz

SANTA CRUZ

Para não repetir jejum de 1942, Santa Cruz joga com mudanças diante Salgueiro por 1ª vitória

Há 76 edições, foi a última vez que Tricolor não venceu nas 4 rodadas iniciais

postado em 02/02/2018 20:10 / atualizado em 02/02/2018 21:20

Divulgação/Santa Cruz FC
Em 1942, o Santa Cruz tinha apenas cinco dos 29 títulos do Campeonato Pernambucano que possui hoje. Naquele ano, também sequer  tinha o terreno para a construção de um dos seus maiores orgulhos: o estádio do Arruda. Foi também nesse momento distante que a equipe amargou um jejum incomum. Há 76 edições do Estadual, foi a última vez que a equipe coral ficou sem vencer nos quatro primeiros jogos. Diante do Salgueiro, às 20h deste sábado, no estádio Cornélio de Barros, os comandados de Júnior Rocha têm a missão de evitar a repetição dessa marca ingrata e, assim, poder vencer pela primeira vez na competição e na temporada 2018.

No Estadual de 1942, na verdade, o Santa Cruz chegou a ficar um total de sete jogos seguidos sem vencer no início da competição. Só veio a quebrar o jejum diante do extinto Great Western com uma vitória de 4 a 3. Depois disso, só em 1950, foi que a equipe passou os três primeiros confrontos do Estadual sem vencer como agora. Mas, na quarta rodada, bateu o Íbis por 2 a 1. São cenários de exceção.

Divulgação/Santa Cruz FC
A verdade é que a equipe coral de hoje vive dias tenebrosos. Ainda apresentando um futebol inconsistente, pouco criativo, o time acumula cinco partidas sem vencer. Revezes duros. O último, o pior deles até aqui: a precoce eliminação na Copa do Brasil para o Fluminense-BA. Inofensivo, o Tricolor foi engolido pela equipe do interior da Bahia. De quebra, comprometeu orçamento do ano inteiro ao deixar escapar a premiação de R$ 600 mil. Um dano, talvez, irreversível.

Escalação

Para amenizar o prejuízo financeiro e tentar, enfim, encontrar o caminho das vitórias em 2018, o técnico Júnior Rocha mudou a equipe em quatro peças. Com Vitor vetado por problemas na coxa, ele escalou Ítalo na lateral direita. Na esquerda, por opção, promove a estreia de Ávila, recém-regularizado. No meio, ainda garantiu o retorno de Jeremias na vaga de Héricles.

"O Ávila é um atleta que a gente já conhece. Esteve no Náutico há pouco tempo. Tem muita qualidade e o Paulo Henrique foi um dos que mais jogou. Em relação às outras mudanças, nós já sabíamos desses acúmulo de jogos. Os atletas sentiram", disse Júnior Rocha.
Arte: Brenno Costa/DP
 

Ficha do jogo

Salgueiro

Mondragon; Marcos Tamandaré, Maurício, Luiz Eduardo e Izaldo; Escuro, Neverton, Jailton e Fabiano; Willian Anicete e Laerte. Técnico: Paulo Júnior

Santa Cruz

Tiago Machowski; Vítor, Genílson, Renato Silveira e Ávila; Jorginho, Luiz Otávio, Arthur Rezende, Héricles e Robinho; Vinícius. Técnico: Júnior Rocha.

Local: Cornélio de Barros, em Salgueiro.
Horário: 20h (do Recife).
Árbitro: Nielson Nogueira Dias (PE)
Assistentes: Gilberto Freire de Farias (PE) e Marcelino Castro de Nazaré (PE).