Santa Cruz

SANTA CRUZ

Com pré-temporada planejada para novembro, Santa Cruz vive período de definições internas

Direção de futebol, possível executivo remunerado e técnico estão em pauta

postado em 11/10/2018 15:00 / atualizado em 11/10/2018 15:51

Paulo Paiva/ DP
Buscando resolver pendências financeiras que deveriam ter sido quitadas desde o último dia 30 de setembro, o Santa Cruz vai chegando a um momento decisivo no que tange ao planejamento para a temporada 2019. Eliminado da Série C desde o dia 26 de agosto, o Tricolor vem tratando com bastante tranquilidade o passo a passo mirando o ano que vem. Porém, com o calendário da Copa do Nordeste e do Campeonato Pernambucano já definidos (com estreia prevista para o dia 16 de janeiro), a direção coral começa a entrar em fase de decisões internas. A pré-temporada, por exemplo, está inicialmente agendada para começar na segunda metade de novembro. Até lá, é preciso uma outra gama de definições.

"No nosso planejamento, neste momento, ninguém vai buscar contratação nova, nem treinador, nem atleta enquanto não resolver as pendências financeiras com funcionários e elenco, tanto os que ficaram quanto os que fizeram acordo para sair. Esse valores eram para terem sido pagos até o dia 30, mas por uma questão burocrática a verba esperada para o pagamento não veio a tempo. Em mais quinze dias finalizaremos essa fase e já tendo cumprido obrigações vamos para o passo seguinte", explicou o diretor de futebol do clube Fred Dias.

Com as dívidas zeradas, o Santa Cruz buscará, então, dar o segundo passo. "O presidente (Constantino Júnior) vai definir como vai funcionar o futebol em 2019. Se haverá apenas diretores da casa, quem vai comandar o futebol, quem ficará à frente do time, se teremos novamente a figura do diretor executivo", explicou Fred.

Nesta temporada, o Tricolor teve na função de executivo de futebol o cearense Fred Gomes, que teve o vínculo encerrado ao fim da Série C. "Essas decisões passarão necessariamente pelo presidente. Só então, vamos partir para a contratação de um treinador e então buscar atletas. Mas existe o planejamento orçamentário, de fluxo de caixa para quando as decisões forem tomadas", pontuou Fred Dias.

Preparação física

Com poucos recursos para iniciar a temporada 2019, o Santa Cruz deve recorrer bastante aos atletas das categorias de base do clube. Não em vão, antes da apresentação do elenco profissional, atletas que se destacaram nas categorias sub-20 e sub-23 se apresentaram no início de novembro ao preparador físico Flávio Trevisan. "Queremos que eles iniciem o trabalho com o elenco profissional em uma condição ainda melhor", destacou Dias.