Santa Cruz

SANTA CRUZ

Parcerias: presidente do Santa Cruz explica início da formação do elenco para 2020

Planejando os próximos passos do clube, presidente Constantino Júnior defende parcerias para empréstimos e prioriza situação de atuais jogadores

postado em 06/09/2019 18:30 / atualizado em 06/09/2019 18:43

<i>(Foto: Ricardo Fernandes/DP
)</i>
O planejamento de 2020 já começou no Arruda. A equipe se prepara para a terceira temporada seguida na disputa da Série C do Brasileirão, algo inédito na história coral. E, para voltar aos principais níveis do futebol brasileiro, a diretoria tricolor vem trabalhando inicialmente na “limpeza” do elenco, mas sem deixar de lado as contratações. A situação financeira do Santa também deve ser atentada, assim, as parcerias com os maiores clubes do país para empréstimos podem ser um grande alento.

Se olharmos para os números, fica clara a frequência dessas relações no Santa Cruz. Nos últimos seis anos, foram sete empréstimos do Palmeiras, cinco do Grêmio e quatro do Cruzeiro. Entre os nomes que vieram nesses acordos, vários se destacaram no Arruda, como o meia João Paulo, o volante  Uillian Correia e o goleiro Anderson. Mesmo reconhecendo a importância, o presidente do Santa Cruz, Constantino Júnior, em entrevista exclusiva ao Superesportes, alertou que o clube não está interessado em qualquer empréstimo. 

“Não só vir de barriga de aluguel, que não possa também render frutos ao clube. A ideia é entre nós é essa, não é render ao Palmeiras. Tem a possibilidade também de fazer uma parceria com o Athletico Paranaense, o Grêmio também é uma equipe que tem uma relação boa com o Santa, então vamos usar um pouco dessas parcerias para que a gente também consiga qualificar o elenco a baixo custo. Esses jogadores, muitas vezes vêm ou com a integralidade ou com parte desses salários pagos pelos clubes de origem”.

O dirigente coral também alertou que a prioridade tricolor, no momento, é fazer os desligamentos e renovações com o elenco de 2019. 

“No futebol, a gente não pode nunca deixar de estar observando, mas o momento agora é de poder fazer desligamentos e também, dentro do nosso próprio elenco, agilizar o processo de renovação de jogadores que interessam ao clube, que até o momento não têm vínculo para 2020. Então, esse momento agora é isso. Desligar os que estão aí para fazer acordo, o clube terminar pagando todo mundo, de fato acabar 2019, não levar dentro de campo para 2020”.

Questionado sobre o andamento dos processos de renovação e distrato do Santa Cruz, o presidente também esclareceu os processos, mas sem adiantar nomes.

“O processo de renovações está em sigilo. De fato, a gente não pode ficar falando para não acabar até dispersando a condição de poder disputar essa negociação, então se você falar de um jogador, ‘cadê aquele outro?’, então pode encarecer o negócio. Então, como a gente está contando com não utilizar recursos, a gente não está falando em nomes. Mas o processo de rescisão, desligamentos, está na faixa aí de 85% a 90%”.

VEJA OS EMPRÉSTIMOS RECENTES DE CLUBES DO “G13” PARA O SANTA CRUZ

2019 - Palmeiras (Anderson), Botafogo (Victor Lindemberg)
2018 - Palmeiras (Augusto, Maílton, Johnny)
2017 - Vasco (William Barbio), Atlhetico (André), Cruzeiro (Halef Pitbull, Federico Gino), Internacional (Jacsson), Corinthians (Bruno Paulo), Botafogo (Yuri, Pachu)
2016 - Grêmio (Lucas Ramon), Cruzeiro (Uillian Correia, Matías Pisano), Atlhetico (Roberto), Atlético (Marion), Palmeiras (Wellington, Mazinho)
2015 - Grêmio (Moisés, Guilherme Biteco), Santos (Pedro Castro), Internacional (João Paulo, Nathan), Palmeiras (Bruninho)
2014 - Internacional (Cassiano), Athletico (Carlos Alberto), Grêmio (Emerson Santos, Tony), Flamengo (Marlon), Atlético (Wescley)