Santa Cruz

SANTA CRUZ

Santa Cruz tem expectativa de começar 2020 no Arruda

As laterais do campo são a nova prioridade, no gramado do Arruda

postado em 25/09/2019 16:32 / atualizado em 25/09/2019 17:07

<i>(Foto: Peu Ricardo/DP Foto)</i>
Diferente do que aconteceu este ano, quando os quatro primeiros jogos com mando de campo do Santa Cruz foram disputados na Arena de Pernambuco por causa da má condição do gramado do Arruda, o Tricolor começará a temporada de 2020 jogando na sua casa. Foi o que garantiu, nesta quarta-feira, o presidente do Santa Cruz, Constantino Júnior: “sem dúvida!".
 
Fora da capital pernambucana, o comandante disse que acompanhou o estado atual do gramado através de fotos e justificou as transferências de mando de campo que aconteceram esse ano. Para os próximos meses de preparação, a atenção será voltada para as laterais do campo.
 
Sem condições da bola rolar no Arruda no início de 2019, por conta da inaptidão do gramado, o elenco do Santa Cruz teve o mando de campo deslocado para São Lourenço da Mata. Foram dois jogos pelo estadual (América e Afogados) e outros dois pelo Nordestão (Bahia e ABC). O tão esperado primeiro encontro da torcida tricolor com o Arruda esse ano, veio acontecer somente após a primeira quinzena de fevereiro. Mas, agradou. No dia 17 de fevereiro, os tricolores venceram o Sport por 1 a 0.

“Tínhamos todos os critérios técnicos. Quando recebemos as visitas de vistoria, a CBF fez algumas recomendações e só liberou para o jogo contra o Sport, em fevereiro.”, declarou o integrante do núcleo gestor do clube, Victor Pessoa de Melo.

Nesta quarta-feira, o gramado do estádio do Arruda está em reta final da desmontagem do palco usado para apresentação da banda americana Bon Jovi, no último domingo. E o clube está aguardando o processo de devolução, mas com pensamentos de mudanças engatilhados.

O integrante do núcleo gestor do Santa comentou os próximos passos, contados a partir do momento da retirada das placas cinzas, que foram colocadas para evitar desgaste da grama durante o show do final de semana. A empresa responsável pela execução das intervenções é a mesma que faz a manutenção no estádio, a Green Leaf.

“Certamente essas obras que serão feitas irão completar uma condição bem melhor”, completou o presidente do Santa Cruz.
 
“As ações planejadas de manutenção já foram executadas. E o tom de verde mais claro é natural, não traz nenhum prejuízo.”, alertou inicialmente, Victor. “A gente vai dar continuidade às ações de requalificação do gramado. A ideia era trocar tudo, mas por conta de uma camada espessa de argila abaixo da grama, nosso trabalho teve restrição. Em média, a camada de argila tem sete centímetros, e nesse local encontramos de 18 a 22. A grossura não permitia a passagem da água para executar a drenagem. Toda a camada foi arrancada para ser preenchida com areia. Isso acabou desequilibrando o planejamento financeiro.”, explicou.

Ele destacou ainda os cuidados do clube com a área central do campo no mês de janeiro. Onde foram trocados quatro mil e quinhentos metros quadrados do tamanho total do gramado. No Arruda, a prioridade agora são as áreas laterais. Que, segundo o gestor, receberão uma metodologia de verificação para retirada das camadas de argila e complementação com areia. O processo acontecerá num prazo de 60 dias a partir da data de início, que deve acontecer entre os próximos quinze dias.
 
Resgatando o pedido de não jogar em casa, feito pelo então treinador do Santa na época, Milton Mendes, o presidente do Santa Cruz comentou que fatores externos contribuíram para o deslocamento dos tricolores, exaltando ainda que a ocorrência não foi exclusividade dos corais. “O período de chuvas em Recife foi muito forte, a ente tem uma cidade que tem dificuldade em relação ao nível do mar. Tem um inverno rigoroso, e durante o ano a situação foi essa. E isso (deslocamento do mando de campo) não aconteceu só com o Santa”.
 
O comandante coral relembrou o episódio que adiou, pela segunda vez, a partida entre Náutico e Botafogo/PB, nos Aflitos, no dia 17 de junho. Citando ainda o recente acordo de negociação que o time do Sport fez para também poder mandar jogos na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata.