Santa Cruz

SANTA CRUZ

Meta de revelações e Brasileiro de Aspirantes 2020 entre planos da base do Santa Cruz

Segundo o técnico Paulo Massaro, o Sub-23 é responsável pela porcentagem complementar para que o atleta possa se firmar no elenco principal

postado em 14/08/2020 11:41 / atualizado em 14/08/2020 12:04

(Foto: Rafael Melo/Santa Cruz)
Revelar pelo menos dez atletas por temporada, preencher as características para ficar à disposição do clube e participar do próximo Brasileirão de Aspirantes. Essas são as principais metas traçadas para as categorias de base do Santa Cruz, de acordo com o treinador do sub-23 tricolor, Paulo Massaro.

Ainda segundo ele, todo jogador com vínculo junto ao Tricolor que sirva de “peça” para o planejamento - que varia dependendo do objetivo final - será mantido por perto. “Qualquer atleta que pertence ao Santa, que tenha a idade sub-23 e não for fazer parte do elenco principal e o clube entenda que é melhor que ele fique por perto, vai passar por uma análise minha junto com a comissão do sub-23, que envolve o departamento técnico, a comissão técnica e a diretoria do clube. Aí vamos traçar um objetivo e se o sub-23 entender que o objetivo é revelar jogadores, nós teremos um perfil, mas caso o sub-23 entenda que a meta é venda de atletas, vamos ter outro perfil de trabalho. Assim, qualquer jogador do Santa Cruz que se encaixar dentro do objetivo traçado, vai estar conosco”, explicou de início.

Atualmente, um dos compromissos previstos para a agenda dos atletas corais do sub-23 é o Campeonato Brasileiro de Aspirantes, previsto pela CBF para ser iniciado no dia 18 de outubro. “A gente necessita ainda ter uma confirmação exata para analisar caso a caso dos atleta. Está muito bem encaminhado e existe muitas chances. Em termos de porcentagem, eu diria 90%”, afirmou Massaro.

O treinador também pontuou a meta de revelar, no mínimo, dez atletas por ano e rememorou a situação do goleiro Maycon Cleiton, que foi destaque na conquista do título da Copa Pernambuco no ano passado e subiu para a equipe profissional do Santa Cruz, onde ganhou destaque. 

“No caso do Maycon (Cleiton), nada mais é que a resposta do trabalho que devemos seguir e melhorar ainda mais para que a gente venha sempre revelando e recuperando atletas para o elenco principal. Temos que alimentar com atletas de alto rendimento, com qualidade apurada e que vão aguentar a situação já do profissional em qualquer campeonato que venham a disputar. O atleta tem que estar pronto para o Santa Cruz, mas com todos esses critérios bem apurados. A meta de revelação é servir o profissional com 10 atletas por temporada, pelo menos”, disse. “Não vejo esses atletas do sub-23 como ‘base’, mas como jogadores que atingiram 80% da sua capacidade e o sub-23 dá os 20% que faltam”, complementou por fim.