Santa Cruz

SANTA CRUZ

Através de ordem judicial, Santa Cruz consegue adiar data das eleições do clube

Documentação que autoriza mudança na data foi assinada pelo juiz Julio Cezar Santos da Silva, da 2ª Vara Cível do Recife

postado em 07/12/2020 10:22 / atualizado em 07/12/2020 11:55

(Foto: Rafael Melo/Santa Cruz)
Faltando apenas uma semana para que as eleições do Santa Cruz acontecessem, como estava previsto, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJ-PE) acatou o pedido de adiamento do pleito solicitado pela atual gestão tricolor, através do presidente Constantino Júnior e do seu vice, Tonico Araújo. Assim, as eleições não mais acontecerão no dia 14 desse mês. E a previsão é de que só ocorra no próximo ano. A decisão judicial é datada deste domingo e assinada pelo juiz Julio Cezar Santos da Silva, da 2ª Vara Cível da Capital.

O adiamento do processo eleitoral do clube das três cores vem se estendendo desde o início do último trimestre de 2020. Recentemente, no mês de outubro, o mesmo juiz proibiu que o Santa Cruz adiasse as eleições e o dia 14 fosse mesmo a data para tal. Depois, o Conselho Deliberativo coral votou pela postergação. Agora, a situação, com o resultado favorável no Tribunal, espera definição da data em que, de fato, ocorrerá o pleito.

O QUE DIZ O ESTATUTO DO CLUBE 

De acordo com o estatuto vigente do Santa Cruz, a eleição tem que ocorrer na primeira quinzena do mês de dezembro. Porém, o documento da decisão do TJ-PE questiona a falta de previsão legal para a realização das eleições, que foram impedidas por questão de "força maior", a exemplo da pandemia do novo coronavírus.

“É certo e incontroverso que no Estatuto do Santa Cruz Futebol Clube não há previsão legal para solução do impasse ocasionado pelo impedimento de realização de eleições na data preconizada no instrumento constitutivo do clube, motivado por caso fortuito ou força maior. Há o interesse do autor/embargado de realizar as eleições na data prevista no estatuto, mas há o impedimento forçado por motivo de força maior”, apresenta trecho do documento.