Santa Cruz

SANTA CRUZ

Gol nos acréscimos de Bruno Moraes dá vitória ao Santa Cruz na estreia da Copa do Brasil

No Espírito Santo, Tricolor perdeu gols contra o Rio Branco-ES, mas "General" fez aos 49 do segundo tempo

postado em 16/03/2016 23:46 / atualizado em 17/03/2016 00:35

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco

C.A.Silva/A Gazeta
Um gol aos 49 minutos do segundo tempo deu a vitória ao time misto Santa Cruz na estreia da Copa do Brasil, nesta quarta-feira, contra o Rio Branco-ES. Depois de perder pelo menos quatro chances claras na partida em Cariacica, Bruno Moraes fez um gol que ameniza a desconfiança da torcida com o Tricolor e deixa a equipe com uma mínima vantagem para o jogo de volta com os capixabas, em 6 de abril, no Arruda. Agora, os comandados do técnico Marcelo Martelotte têm pela frente o clássico com o Náutico, pelo Estadual - marcado para o próximo domingo, no José do Rego Maciel.

A partida começou equilibrada em termos de posse de bola. Nenhum dos dois times conseguia, entretanto, ter oportunidades claras de gols. Um chute de longe de Cleiton, que passou à esquerda do goleiro Tiago Cardoso, e uma falta cobrada para fora pelo meia Daniel Costa acabaram sendo os lances mais perigosos das equipes até o 15 primeiros minutos do jogo no Espírito Santo.

Mesmo com dois meias de ofício ( Martelotte adotou o esquema 4-4-2, com João Paulo e Daniel Costa na criação), o Santa Cruz não transitava a bola para o ataque com eficiência. Arthur e Bruno Moraes permaneciam isolados no setor, dependendo somente de bolas longas, geralmente lançadas por jogadores de defesa. Geralmente, erradas.

Neste cenário, foi o Rio Branco que iria abrir o placar. Felipe Capixaba recebeu um cruzamento na área, mas cabeceou para fora. Um aviso. A partir daí, o Tricolor, então, decidiu encurralar os mandantes. Não fosse uma defesa do goleiro Walter, aos 27, Bruno Moraes poderia ter feito 1 a 0.

O “General” teve ainda teve outra chance, com 12 minutos depois. E bem mais clara que a anterior. Sozinho dentro da área, o centroavante teve tempo de escolher o lugar onde ia bater, porém Walter defendeu outra vez. Depois de escanteio logo na sequência, o lateral direito Everton Sena cabeceou perto da trave.

Segundo tempo
Na ida dos jogadores ao intervalo, João Paulo alertou. “A gente já se cobrou ali para não desperdiçar mais essas chances.” Na volta dele, o Santa Cruz, porém, não tirou proveito das limitações do adversário e seguiu perdendo os gols. Walter de novo evitou que Bruno Moraes abrisse a contagem. A entrada de Raniel e Leandrinho ajudou a aumentar a produtividade na construção das jogadas. A0s 49, enfim, o “General” calibrou a pontaria e fez 1 a 0.

Rio Branco-ES
Walter; Ivan, Marco Antônio, Santiago e Ratinho; Léo Oliveira, Ramon, Bruninho (León (Emerson Balotelli)), Cleiton e Rodriguinho; Felipe Capixaba (Willy). Técnico: Duílio Dias.

Santa Cruz
Tiago Cardoso; Everton Sena, Danny Morais, Neris e Tiago Costa; Wellington Cézar, Dedé (Renatinho), João Paulo e Daniel Costa (Leandrinho); Arthur (Raniel) e Bruno Moraes. Técnico: Marcelo Martelotte.

Local: Estádio Kleber Andrade (Cariacica-ES). Árbitro: Leandro Newley Ferreira Belota (RJ). Assistentes: Carlos Henrique Alves de Lima Filho (RJ) e Thiago Farinha (RJ). Cartões amarelos: Wellington Cézar (Santa Cruz); Cleiton, Santiago e Ratinho (Rio Branco-ES). Gol: Bruno Moraes (Santa Cruz, 49' do 2T). Público: 1.734. Renda: R$ 33.255,00