Santa Cruz

SANTA CRUZ

Doriva descarta priorizar Sul-Americana e crê em reação do Santa Cruz na Série A do Brasileiro

Técnico fala em conciliar as duas competições e usa Botafogo como referência

postado em 13/09/2016 16:13 / atualizado em 13/09/2016 19:49

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP
A luta do Santa Cruz contra a queda no Brasileiro se mostra dura. Com apenas mais 14 jogos a disputar pelo campeonato, o Tricolor está ainda a sete pontos de sair da zona de rebaixamento. Para fugir da degola, precisa de um aproveitamento de 61,9%, equivalente a de um terceiro colocado, e repetir uma façanha alcançada na história apenas pelo Fluminense, em 2009. Em meio a esse cenário desmotivador, o time coral tem pela frente também a disputa da Copa Sul-Americana. Torneio que pode render dinheiro a cada passagem de fase, visibilidade fora da país e a chance de buscar um inédito título que colocaria o clube na Libertadores de 2017. Doriva entende a importância da competição continental, mas descarta "abdicar" do Brasileiro para disputá-la.

Doriva segue crente numa reabilitação do Santa Cruz na Série A. Apega-se ao exemplo do Botafogo, que ganhou cinco dos seus últimos seis jogos e saiu do Z4. Por isso, nega a possibilidade de "abandonar" o nacional. "De jeito nenhum (vou abdicar do Brasileiro). O maior exemplo é do Botafogo, que, com uma sequência vitoriosa, foi para para oitavo ou nono lugar", disse o comandante coral. O Alvinegro Carioca, na verdade, está na décima colocação na tabela.

Apesar das evidentes limitações técnicas e numéricas no elenco do Santa Cruz, o treinador falou que as duas competições terão que ser conciliadas. "A Sul-Americana é importante também, a gente tem ambição de ganhar e temos que ir administrando isso a medida que vão surgindo as dificuldades, o cansaço, as lesões. Sabemos que não temos um grupo numeroso. É manter inteligência de fazer boa logística, tentar recuperar os atletas da melhor maneira possível para ter nas duas competições equipes competitivas e escapar do rebaixamento, que é possível, e ainda chegar o mais longe possível na Sul-Americana."

Entre os próximos dias 19 e 23, com data ainda a ser confirmada pela Conmebol, o Santa Cruz enfrenta o Independiente de Medellín-COL ou Sportivo Luqueño-PAR, fora de casa pelo primeiro confronto das oitavas de final da "Sula". Há mais chances de o adversário ser o time colombiano, que acabou batendo os paraguaios por 3 a 0 na partida de ida, na Colômbia.