Santa Cruz

SANTA CRUZ

Com prazo apertado para contratar, Santa Cruz corre o risco de não trazer mais reforços

Clube tem só até sexta para anunciar jogadores e inscrevê-los na CBF; Doriva não esconde vontade de ter mais peças à disposição no elenco para lutar contra queda

postado em 13/09/2016 17:25 / atualizado em 13/09/2016 17:36

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco

Antônio Melcop/Santa Cruz
O Santa Cruz tem pouco tempo para contratar e inscrever jogadores para sequência da Série A do Brasileiro. Sexta-feira é o prazo final para isso, conforme norma estipulada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A direção ainda corre contra o tempo para anunciar estas novas peças. Mas, segundo informações de bastidores, alguns membros da cúpula coral já consideram a possibilidade de mais nenhum reforço ser anunciado.

O treinador Doriva prioriza a vinda de atletas em quatro posições: um zagueiro, um lateral esquerdo, um meia e um atacante. Não foi ainda atendido até aqui. O máximo que obteve foi o lateral direito argentino Gabriel Vallés, que treina com o grupo, porém ainda não assinou contrato. A previsão do técnico era que ele já pudesse utilizar pelo menos parte das contratações que solicitou há duas rodadas do Brasileiro, contra a Chapecoense. Corre o risco agora de não receber nenhuma peça em sua passagem pelo Arruda neste ano.

Doriva já havia revelado a dificuldade de contratar devido à própria situação crítica do time na tabela, que tem feito jogadores recuarem diante da oferta de um clube que beira o rebaixamento. Os salários atrasados (julho venceu no último dia 15 de agosto) também têm prejudicado as negociações. O presidente Alírio Moraes, inclusive, já afirmou que a prioridade é pagar as dívidas com o atual elenco em detrimento da vinda de novos reforços.

Sem muito dinheiro em caixa e com um mercado inflacionado, incrementar o elenco vai se tornando uma missão cada vez mais complicada. "Pode-se trazer reforços e não sair no Boletim Informativo Diário (BID). Daí não adiantou de nada", disse o diretor de futebol Jomar Rocha.

Doriva não esconde a vontade de ter mais opções em mãos. "Você tem que ter alternativas. A possibilidade de trazer duas ou três peças aumentaria as suas alternativas durante os jogos e durante o planejamento deste jogos", falou. Exemplifica. Diz que o Santa poderia ter melhor sorte na derrota por 5 a 3 para o Sport, na Ilha do Retiro, no último domingo, caso tivesse mais jogadores à disposição. "O Campeonato Brasileiro é difícil e às vezes detalhes te custam caro. Foi o caso do jogo com o Sport. Poderíamos ter vencido."

Ao mesmo tempo, a fim de não desmotivar os jogadores que já conta, o comandante assegura confiança no seu atual elenco. "A gente sabe que temos atletas querendo muito dar a volta por cima nesta situação. A única chance da gente terminar temporada se projetando e vencendo. Isso está bem explícito para os atletas. Eles tem essa mentalidade e querem muito isso."

Até agora, sem contar com Vallés como novo contratado coral, o Santa trouxe 13 atletas para a disputa da Série A, todos sob o comando do técnico Milton Mendes. São eles: Bolaño, Fernando Gabriel, Roberto, Everaldo, Mário Sérgio, Marcinho, Marion, Derley, Wellington, Luan Peres, Jadson, Danilo Pires e Matías Pisano. Quatro deles (Bolaño, Fernando Gabriel e Everaldo, Marcinho) já foram desligados.