Santa Cruz

SANTA CRUZ

Não pagamento de multa ao São José-RS por Keno pode tirar atacante do Santa Cruz

Empresários do jogador vieram ao Recife e se reuniram com o presidente Alírio Moraes para resolver o imbróglio a respeito da compra de 60% do passe do atleta

postado em 14/09/2016 08:20 / atualizado em 14/09/2016 08:46

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP
Destaque na Série A do Brasileiro, Keno pode deixar o Arruda em breve e sem dar lucros ao Santa Cruz. Em junho, o atacante assinou um pré-contrato que estabelecia uma renovação de vínculo até 31 de dezembro de 2018. No trato constava ainda que o Tricolor seria dono de 60% dos direitos econômicos do atleta após aquisição do percentual junto ao São José-RS. Entretanto, segundo fontes ligadas ao jogador e também à direção coral, o valor da multa para a compra da alíquota ainda não foi depositado na conta do time de Porto Alegre. Fato que anularia a validade do documento, deixando o ponta livre para acertar com outra agremiação.

De acordo com informações apuradas pela reportagem do Superesportes, os agentes encarregados em administrar a carreira de Keno estão no Recife. Na noite desta terça-feira, se reuniram com o presidente Alírio Moraes em um hotel da cidade para tentar resolver o caso. O imbróglio, porém, acabou não sendo solucionado. Com orçamento apertado, que se reflete em atrasos de salários do elenco e na dificuldade para se trazer novos reforços, o pagamento imediato ao São José-RS não pôde ser efetuado pelo clube coral. Outra conversa entre as partes está agendada para esta quarta-feira.

Keno não pode se transferir para nenhum clube da Série A do Brasileiro porque já fez pelo Santa Cruz mais de sete jogos na competição, limite estipulado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Mas, conforme informação colhida com a fonte vinculada ao atacante, uma proposta internacional deixa o jogador com caminho aberto para deixar o Arruda caso os corais e o São José não entrem em acordo.

O vice-presidente do Santa Cruz, Constantino Júnior, confirmou o encontro dos empresários com Alírio Moraes. Porém, despistou sobre uma possível saída de Keno. "A reunião foi uma situação que o presidente participou, mas não tem nada a ver. Foram coisas sobre o futuro. Não há risco nenhum de Keno ir embora", assegurou, lacônico na resposta. "Se quiser detalhes sobre isso é melhor falar diretamente com o presidente", emendou. Procurado pela reportagem, o mandatário tricolor não atendeu as ligações, tampouco respondeu as mensagens para esclarecer o assunto.

Vale destacar que o pré-contrato assinado por Keno, por um dos seus agentes e pelos presidentes de Santa e São José tem caráter meramente particular e não é valido pelo rigor da Lei Desportiva. Para o jogador estar habilitado a atuar pelo Tricolor a partir de dezembro, quando se encerra o seu vínculo oficial e vigente com o clube, este contrato prévio teria ainda que ser homologado na CBF.

Com passagem de menor destaque pelo Santa na Segundona de 2014, Keno foi contratado da Ponte Preta no início deste ano. Acabou sendo campeão da Copa do Nordeste, do Campeonato Pernambucano e é hoje uma das principais peças do elenco do Santa na Série A. No Campeonato Brasileiro, fez 21 jogos pelo clube, sendo 19 como titular, e marcou cinco gols. Bolas na rede que o credenciam como vice-artilheiro do time na elite nacional - atrás apenas de Grafite, com três a mais.