Santa Cruz

SANTA CRUZ

Ricardinho não é mais técnico do Santa Cruz

Treinador não resistiu a má sequência na Série B e deixa o comando do time

postado em 13/06/2015 18:30 / atualizado em 13/06/2015 20:19

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco , Daniel Leal /Diario de Pernambuco

Paulo Paiva/DP/D.A Press
Ricardinho está fora do Santa Cruz. Campeão pernambucano no Tricolor há pouco mais de um mês, o treinador deixou o cargo oficialmente na tarde deste sábado, após o empate sem gols com o Boa Esporte-MG, no Arruda, na noite anterior. Na Série B do Brasileiro, o retrospecto do comandante foi catastrófico. Foram quatro derrotas, dois empates e apenas uma vitória em sete partidas na competição. Com a equipe afundada na zona de zona de rebaixamento, o treinador sai do clube desgastado com a direção, com membros da comissão técnica, com a imprensa e, sobretudo, com a torcida. A informação foi confirmada através do presidente Alírio Moraes.

"Acabamos de falar uma hora atrás com ele e chegamos ao consenso em relação a saída dele. Foi uma decisão consensual, pois tínhamos nele a maior confiança em relação ao projeto. Porém, com essa sequência de resutlados negativos ele mesmo chegou a conclusão que fez tudo ao seu alcance para ver se o time se recuperava e voltava a jogar um bom futebol. Ele quis natualmente deixar o espaço aberto para seguir seu caminho e nós o nosso. Estamos na zona de rebaixamento e precisamos reagir. Ele então, de forma muito ética, correta, deixa o Santa Cruz", afirmou o mandatário coral, bastante lúcido e tranquilo.

Assim que acabou a coletiva que concedeu após o jogo com o Boa, Ricardinho reuniu-se com a cúpula coral para definir o seu futuro. O desfecho da conversa da madrugada terminou em sua saída, como já vinha sendo especulado desde as primeiras horas do dia. Multicampeão como jogador, o técnico conseguiu a sua conquista de maior expressão como técnico no Santa Cruz. Nunca, porém, foi unanimidade no Arruda. O mau desempenho no início do Estadual poderia ter lhe custado o emprego. Mas, sustentado por parte da diretoria, conquistou o título do PE2015. Depois de ter montado uma equipe praticamente do zero e ter se sagrado campeão, o comandante acabou crescendo nos bastidores.

Embora tenha saído em baixa, o treinador saiu do clube aparentemente bem com a diretoria. "Entendemos juntos agora que era o momento de paralisarmos o trabalho. Ficam a partir de agora um profissional que seguirá seu trabalho e um clube que manterá sua tradição e grandeza. Quero agradecer a todos que me receberam tão bem no Santa Cruz desde o primeiro dia até a data de hoje", disse Ricardinho, através de nota oficial emitida pelo Santa Cruz.

De moral elevado, começou a fazer constantes exigências à direção desde o início do Brasileiro. A construção do CT, uma concentração fora do estádio e o pagamento de salários atrasados dos atletas eram cobranças quase diárias. A insistência nos pedidos e a personalidade forte do treinador acabou irritando os diretores. Sobretudo o coordenador de futebol Sandro Barbosa, que deixou o clube na última sexta-feira devido aos atritos. A partir de então, Ricardinho cresceu internamente. Na semana passada, aliás, teve algumas exigências atendidas (como a contratação de Luisinho e Lelê) e uma concentração em um hotel de luxo ao invés do Arruda.

Com relações corroídas com parte da cúpula tricolor e sem engrenar o time dentro de campo na Série B, a saída de Ricardinho estava por um triz. Apesar de querer levar o projeto à frente, o presidente Alírio Moraes já havia avisado. “Futebol é resultado”. O estopim da queda foi o empate e mais um mau desempenho, desta vez diante do Boa. O Santa Cruz, por sua vez, já começa a busca no mercado por um novo treinador.

Os números de Ricardinho
no Santa Cruz

21
Jogos

8
Vitórias

8
Derrotas

5
Empates

46%
Aproveitamento