Santa Cruz

SANTA CRUZ

Santa Cruz não descarta dosar participações de Grafite em jogos da temporada 2016

Com quase 37 anos e jogando até cinco competições, atacante pode ser poupado

postado em 23/01/2016 16:00 / atualizado em 23/01/2016 16:51

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco

Peu Ricardo/DP
Grafite está prestes a completar 37 anos. Nesta temporada, vai ter pela frente quatro competições: Campeonato Pernambucano, Nordestão, Copa do Brasil e Série A do Brasileiro (isso sem contar com a possibilidade de ingresso do Santa Cruz na Sul-Americana). O desgaste do experiente atacante no decorrer de 2016, portanto, será inevitável. Por isso, o clube trata a preparação do atleta com o máximo de cuidado e não descarta poupá-lo em partidas pontuais durante o ano.

Depois de duas semanas de pré-temporada da equipe tricolor em Chã Grande, encerrada ontem, o camisa 23 foi elogiado pelo preparador físico Jailton Cintra. O ídolo coral voltou de férias com o peso ideal e sem dar mostras de qualquer problema de ordem clínica ou física. “Ele nos deu uma boa expectativa”, disse Cintra.

Sem ter sofrido muitas contusões na carreira e mantendo cuidados para seguir como atleta de alto nível, o peso dos 36 anos é minimizado para Grafite. “Se um jogador tem uma consciência profissional, de se cuidar para poder jogar, facilita bastante o nosso trabalho. E Grafite é assim”, falou o preparador físico coral.

No entanto, apenas o tempo será capaz de dizer até aonde pode chegar o atacante na temporada. A fim de evitar lesões nele por causa de um mais rápido desgaste muscular, inerente da idade, deixá-lo fora de jogos não está fora de cogitação. “Vamos ver a resposta de Grafite em campo. Se precisar dosar, vamos dosar. Mas tudo isso depende de avaliações e controles de pós-jogo. Se houve alguma necessidade de segurá-lo em alguns jogos, faremos, sim, essa prevenção.”