Santa Cruz

SANTA CRUZ

Invicto há oito jogos como interino no Santa Cruz, Adriano Teixeira eleva moral no clube

Parte da direção tricolor cogita até efetivação dele no cargo para 2017; grupo abraça comandante, que prefere não projetar o seu futuro no clube

postado em 08/11/2016 08:50 / atualizado em 08/11/2016 20:00

Ricardo Fernandes/DP
Adriano Teixeira está longe de ser um grande entusiasta das táticas. Não se encaixa em nada no perfil de treinadores com ares professorais. Ex-jogador e integrante da comissão técnica do Santa Cruz desde 2014, por outro lado, conhece as manias, as virtudes, os defeitos e a rotina dos atletas como poucos. Sabe lidar com cada um. Preza por um trabalho baseado na motivação e no bom ambiente nos vestiários antes que qualquer aplicação de teoria sobre o futebol. Os resultados deste modus operandi têm sido satisfatórios. Adriano assumiu o time coral após a saída de Doriva. Empatou um jogo e ganhou outro no Brasileirão, interrompendo uma série de sete derrotas consecutivas do Tricolor na competição. Resultados já suficientes para deixá-lo com o moral alto no Arruda. Suficientes para parte da direção cogitar sua efetivação para 2017.

Em 2007, à época ainda como zagueiro do Santa Cruz, Adriano chegou a comandar a equipe coral nas duas últimas rodadas daquela Série B. Foram duas derrotas para Criciúma e Coritiba que selaram o rebaixamento do clube à Terceira Divisão. Mas, desde quando retornou ao Arruda, aposentado como jogador para ser auxiliar, nunca perdeu ao assumir a função de treinador depois de demissões, suspensões ou ausência de técnicos.

Adriano Teixeira está invicto há oito partidas no total. Iniciou esta sequência com um empate com o Icasa-CE, na transição entre Sérgio Guedes e Oliveira Canindé durante a Segundona de 2014. No ano seguinte, não ficou à beira do gramado nenhuma vez. Nesta temporada, porém, foram sete oportunidades como técnico, em que conseguiu três empates e quatro vitórias - entre atuações sofríveis (como no 0 a 0 com o América, pelo Estadual) e consistentes (a exemplo do 1 a 1 com o Inter, no Beira-Rio). Graças ao bom trato dele com o elenco e às atuações do time nas duas derradeiras rodadas do Brasileirão, parte da direção cogita a sua efetivação para 2017, segundo informações de bastidores colhidas pela reportagem do Superesportes.

O interino terá mais quatro jogos no campeonato para provar de vez o seu valor. Os atletas já aceitam a ideia de tê-lo como treinador não mais provisório. “Eu acho que ele tem condição de já exercer a função. Todo mundo iria gostar bastante. Ele tem o carinho do grupo, mas também dos funcionários”, declarou João Paulo, que tem contrato com o Santa até o fim de 2017. Adriano, por sua vez, segue cauteloso. “Estou muito feliz com o trabalho realizado. Vou esperar a competição acabar. É passo a passo. Não adianta fazer planos para o futuro.”

Adriano Teixeira no comando do Santa Cruz

2007
Criciúma 2 x 0 Santa Cruz (Heriberto Hülse, Série B)
Santa Cruz 2 x 3 Coritiba (Arruda, Série B)
*Ambas como jogador e treinador

2014
Santa Cruz 1 x 1 Icasa-CE (Arruda, Série B)
*Transição entre Sérgio Guedes e Oliveira Canindé

2016
América 0 x 0 Santa Cruz (Ilha do Retiro, Pernambucano)
Santa Cruz 1 x 1 Ceará (Arruda, Nordestão)
*Transição entre Marcelo Martelotte e Milton Mendes

Vitória da Conquista 0 x 2 Santa Cruz (Lomanto Júnior, Copa do Brasil)
*Substituto de Milton Mendes, que ficou no Recife com os titulares

Santa Cruz 2 x 1 Campinense (Arruda, Nordestão)
Santa Cruz 4 x 1 Vitória (Série A)
*Suspensão de Milton Mendes

Internacional 1 x 1 Santa Cruz (Série A)
Santa Cruz 1  x 0 América-MG (Série A)
*Assumiu cargo interinamente após saída de Doriva

Retrospecto: 10 Jogos/4 Vitórias/4 Empates/2 Derrotas/53,3% De aproveitamento/8 Jogos invicto