Santa Cruz

SANTA CRUZ

Zé Carlos não vai passar por dietas ou treinos agressivos para emagrecer no Santa Cruz

Clube vai respeitar tempo fisiológico do veterano atleta de 33 anos e projeta time em nível ideal para competição daqui a aproximadamente 50 dias

postado em 17/01/2017 08:33 / atualizado em 17/01/2017 20:52

Rodrigo Baltar/Santa Cruz
Em começo de temporada, é comum alguns jogadores se apresentarem um pouco acima do peso. Também é natural nesta época que a maioria deles esteja sem o ritmo de jogo ideal após o período de inatividade nas férias. No Santa Cruz não é diferente. Mas no elenco tricolor há jogadores que precisam de um cuidado ainda maior. Atletas que pouco atuaram em 2016 foram contratados. Embora tenha atuado até o fim do ano passado pelo CRB, o atacante Zé Carlos também merece mais atenção do departamento físico. Pela idade avançada, 33 anos, e por que chegou ao clube visivelmente fora de forma. Muito mais que os demais companheiros. Ele, porém, não será submetido a dietas ou treinamentos agressivos para poder emagrecer.

Para o elenco, de uma maneira geral, o clube espera que o time atinja um nível físico ideal daqui a pouco menos de dois meses. Isso significa dizer que a equipe vai iniciar o Campeonato Pernambucano e a Copa do Nordeste ainda a caminho do seu ápice. “Nunca podemos dizer que está 100%. Creio que para estarmos em um ‘estágio ótimo’ de competição o prazo seja 50 dias”, declarou o preparador físico coral Márcio Faria Corrêa, que chegou junto do técnico Vinícius Eutrópio.

O Santa trata a situação de Zé Carlos com mais cautela. Apesar de não revelar o peso do centroavante e não estipular uma data para ele se recondicionar, a preparação física não nega que o jogador precisa emagrecer. “Realmente, ele está um pouquinho acima do peso. Depende do nosso esforço, mas também do esforço dele”, falou Corrêa, que trabalhou com atacante em 2012, quando “Zé do Gol” se sagrou artilheiro da Segunda Divisão do Brasileiro pela primeira vez. “O Zé Carlos já foi meu atleta no Criciúma, conseguiu o seu recorde na Série B (27 gols) e nós subimos para a Primeira Divisão. Naquela época, também o encontrei nesta forma. Ele tem qualidade bastante alta e no prazo certo vai apresentar uma boa condição.”

Confiante na capacidade de Zé Carlos, o preparador rechaça a possibilidade do veterano passar por dietas ou treinamentos agressivos. “Talvez poderíamos encurtar o tempo, mas correríamos o risco de lesionar o jogador. Não costumo correr riscos. Procuro ter certa segurança com o Zé Carlos para que ele possa perder peso naturalmente”, afirmou o preparador físico coral.


Mais preocupação

Não só Zé Carlos merece atenção redobrada. “Logicamente, alguns requerem uma preocupação a mais pelo excesso de peso e por que pararam de competir há um pouco mais tempo. Então, seis ou sete jogadores necessitam um controle maior das suas atividades, agregando trabalhos a mais das que fazem em campo”, revelou Corrêa. Nomes como Thiago Primão, Thomás, William Barbio, Jaime e Anderson Salles são reforços contratados pelo clube que não jogam há algum tempo. Depois de perder quase duas semanas de pré-temporada, Roberto endossa a lista. O lateral esquerdo recebeu, nesta segunda-feira, um dos quatro meses de salários atrasados de 2016 e vai se reapresentar ao Tricolor, nesta quarta-feira, em Olinda.