Santa Cruz

SANTA CRUZ

Eutrópio celebra equilíbrio entre defesa e ataque do Santa Cruz: "Organização do time"

Tricolor fez 16 gols e sofreu apenas sete em dez jogos na temporada 2017

postado em 11/03/2017 16:30 / atualizado em 11/03/2017 18:10

Rodrigo Baltar/Santa Cruz
Líder geral da Copa do Nordeste e quarto colocado no Campeonato Pernambucano, o Santa Cruz  tem equilibrado os números da defesa e do ataque. Em dez partidas oficiais na temporada, o Tricolor balançou as redes 16 vezes. Só não fez gol em uma partida no ano (no empate em 0 a 0 contra o Belo Jardim, no Arruda - pelo Estadual). A retaguarda coral, por sua vez, sofreu apenas sete. O técnico Vinícius Eutrópio comemora o desempenho e evita restringir os méritos apenas aos jogadores de cada setor, mas ao coletivo.

“O setor que a gente procura organizar melhor é o setor onde o adversário está com a posse de bola. A gente tem sabido reagir em qualquer local onde a bola se encontra”, refletiu o treinador. “Como somos equipe em formação, está sendo moldada para poder saber se defender em todos os momentos do jogo. Não primeiro. Primeiro, a gente prioriza organização do time”, emendou.

Por ter montado uma equipe praticamente do zero, ele não deixa de se surpreender com o desempenho ofensivo do Tricolor, melhor ataque do Nordestão e do Estadual (ao lado do Salgueiro), além de já contar com um a artilheiro - Halef Pitbull, com cinco gols em sete partidas. “Obviamente que criar é sempre mais difícil, porque vai do adversário bloqueando as nossas ações. Quando a gente repete muito, começa a ser mais estudado. O que mais me deixa tranquilo é que jogadores de frente têm correspondido.”

Nesse cenário, Eutrópio afirma que é mais fácil fazer ajustes para conseguir até melhores rendimentos na defesa e no ataque. “Além da tranquilidade, a gente sabe que podemos exigir e que jogadores podem melhorar coletivamente. Se melhorarem coletivamente, automaticamente vão melhorar individualmente. O que a gente está fazendo durante a semana é fazer com que eles pensem de uma mesma forma em sincronia”, sentenciou o treinador.

A defesa e o ataque do Santa Cruz em 2017

Copa do Nordeste: 4 Jogos/8 Gols feitos/1 Gol sofrido
Pernambucano: 6 Jogos/ 8 Gols feitos/5 Gols sofridos
Geral: 10 jogos/16 Gols feitos/6 gols sofridos