Santa Cruz

COPA DO NORDESTE

Calculadora na mão: as contas de Náutico e Santa Cruz para avançar no Nordestão

Times entram em campo nesta quarta pela última vaga do grupo A; Tricolor pode até perder, mas Timbu precisa golear o Uniclinic e ainda "secar" rival

postado em 20/03/2017 08:51 / atualizado em 20/03/2017 08:54

Peu Ricardo/Esp.DP // Ricardo Fernandes/DP
A Copa do Nordeste acabará precocemente para um pernambucano na próxima quarta-feira. Em situações distintas na tabela da competição, Náutico e Santa Cruz disputam a segunda vaga do grupo A às quartas de final do torneio. Contra o Campinense, o primeiro classificado da chave, o Tricolor vai para a última rodada desta fase numa situação bem mais favorável que o rival. Por sua vez, o Timbu enfrenta o lanterna e o pior time do Regional, o Uniclinic, mas dependendo de uma matemática um pouco mais complicada. O Superesportes explica o que necessita cada equipe.

A conta do Santa é simples. Um empate em casa com o Campinense já coloca a Cobra Coral automaticamente nas quartas de final para como um dos três melhores segundos colocados. Até uma derrota pode classificá-lo nessa condição. Mas para isso o Náutico - única equipe que pode roubar a vaga do Tricolor - não poderá golear o Uniclinic, no Ceará. Uma vitória sobre a Raposa, no entanto, coloca os corais na primeira posição da chave.

Mesmo depois de ter ganho o último Clássico das Emoções, o técnico alvirrubro, Milton Cruz, chegou a afirmar a classificação do Náutico está na cota do “milagre”. De fato, é muito difícil. Além de ganhar do Uniclinic, o Timbu conta com uma derrota do Santa Cruz para o  Campinense e ainda tem a obrigação de reverter uma desvantagem de quatro gols de saldo de que têm para os corais. Por exemplo, necessita golear o adversário cearense por 4 a 0 e torcer por uma derrota do rival por 1 a 0, no Arruda.

Se o Timbu somente igualar o saldo coral, dependeria do quinto critério de desempate, que é a quantidade cartões vermelhos recebidos. Até aqui, o Santa Cruz não teve nenhum jogador expulso, enquanto o Alvirrubro teve um atleta: o volante Rodrigo Souza, ainda na terceira rodada do Nordestão.

Sorteio dos adversários das quartas

O Náutico só pode se classificar como um dos três segundo colocados de melhor campanha, ou seja, estará de todo jeito no pote 2 para sorteio dos confrontos nas quartas de final. Já o Santa Cruz, caso ganhe do Campinense, para além da eliminação do Timbu, vai figurar no primeiro pote, que reúne os quatro melhores líderes das cinco chaves.

Como seriam os potes hoje

Pote 1: Campinense (primeiro do grupo A), Bahia (primeiro do B), Sport (primeiro do grupo C) e Sergipe (primeiro do grupo E)
Pote 2: Santa Cruz, River e Vitória (três melhores segundos colocados) e Itabaiana (primeiro colocado do grupo D e pior líder)