Santa Cruz

SANTA CRUZ

Com dois tempos distintos, Santa Cruz empata em casa com Central e segue sem vencer no ano

Organizado no início, Tricolor abriu o placar, mas sob uma inexplicável mudança de postura, se acovardou e foi engolido no fim, sofrendo empate

postado em 25/01/2018 22:00 / atualizado em 26/01/2018 00:08

Ricardo Fernandes/DP
Foram dois tempos absolutamente distintos no Arruda. No primeiro, o de um Santa Cruz apresentando a sua melhor face: organização tática, ímpeto defensivo e boa troca de passes. Vitória parcial. No segundo, sob uma inexplicável mudança de postura, um Tricolor covarde em campo foi engolido pelo Central. A Patativa marcou sob pressão, dominou a etapa final de ponta a ponta. Empatou. Não venceu graças a grande partida do goleiro Tiago Machowski, melhor jogador da partida. O empate leva a equipe coral à vexatória vice-lanterna do Campeonato Pernambucano. Com agravante: o jejum de vitórias em 2018 está mantido.

Com dois pontos, os tricolores subiram uma posição, deixando a lanterna da competição - à frente do Afogados. A Patativa, com cinco pontos, é o vice-líder, logo atrás do Náutico. Os gols da partida da noite desta quinta-feira foram marcados por Arthur, pelo lado coral, e Lucas Silva, pelo caruaruense. O Santa Cruz é o time que irá folgar na quarta rodada do Estadual. Com uma pausa na tabela, a equipe só volta a campo pela competição no dia 3, contra o Salgueiro, no Cornélio de Barros. Antes, na próxima quarta-feira, enfrenta o Fluminense-BA, pela Copa do Brasil. Já a Patativa recebe o Flamengo, domingo, em casa.

O jogo

Após sofrer com uma maratona de três jogos em menos de uma semana e perder jogadores por cansaço ou lesão na derrota da última rodada para o América, o técnico Júnior Rocha pôde mandar a campo o melhor que ele tinha à disposição. À exceção do meia Daniel Sobralense e do atacante Augusto, machucados, todos os demais jogadores estavam aptos a jogar. Incluindo o centroavante Vinícius, estreante da noite. A teórica força máxima que o Santa Cruz tinha em campo, de fato, traduziu-se em superioridade sobre o Central nos primeiros minutos de jogo. 

Arthur, Robinho e Vinícius, mandando no travessão, chegaram muito perto de abrir o placar na blitz coral nos primeiros cinco minutos. Novamente apresentando a desde já característica organização tática, o Tricolor trocou passes com precisão. Bem na defesa, dominava o adversário sem riscos quando abriu o placar aos 15 minutos. Arthur cobrou falta de longe, a bola desviou na barreira e morreu no fundo das redes.

Com a vantagem, o Tricolor diminuiu a rotação. Embora superior, foi pouco objetivo com a bola nos pés. Resultado, por pouco não sofre o empate nos minutos finais. Aos 42, Leandro Costa recebeu na área, girou sobre Genílson e bateu para boa defesa de Tiago Machowski, que voltava ao time após um período para aprimorar a forma física. No minutos seguinte, novamente boa defesa do goleiro quando, após cobrança de escanteio, a bola passou no meio da confusão e ia entrando direto.

Segundo tempo

Na etapa final, Santa Cruz e Central inverteram os papéis. Com outra postura em campo, o Tricolor simplesmente decidiu parar de jogar. A Patativa, por sua vez, partiu para cima em busca do empate. Marcando sob pressão, passou a dominar os donos da casa. Aos 2 minutos, Júnior Lemos recebeu de Leandro Costa, driblou Arthur e chutou forte para boa defesa de Tiago Machowski. A resposta coral veio aos 9, com Arthur cobrando falta com bastante perigo.

Superior no jogo, o Central seguiu com maior posse de bola e sufocando o Santa Cruz. Aos 11, Douglas Carioca recebeu cruzamento de Lucas Silva e testou para mais uma boa defesa do goleiro tricolor, a essa altura o melhor jogador da partida. Dois minutos depois, Luizão cabeceou com muito perigo. O gol caruaruense já estava maduro, quando aos 19, Lucas Silva finalizou com liberdade, a bola desviou em Paulo Henrique e dessa vez não deu para Tiago Machowski. 

O gol não fez o ímpeto da Patativa diminuir ou mesmo fez o Santa Cruz acordar no jogo. Superior, o Central por pouco não virou aos 28. Após escanteio, Danilo Quipapá cabeceou forte e Tiago faz mais uma grande defesa. No lance seguinte, novo ataque da Patativa e polêmica. Lucas Silva foi derrubado na área por Tiago. O árbitro não interpretou a penalidade. Até o fim da partida, o Central martelou, mas não conseguiu o gol da vitória. Ao fim do jogo, muitas vaias para o time tricolor.

Ficha do jogo

Santa Cruz 1
Tiago Machowski; Vítor, Genílson, Renato Silveira e Paulo Henrique; Jorginho (Lucas Gomes), João Ananias (Anderson) e Arthur Rezende Jeremias (Williams Luz), Robinho e Vinícius. Técnico: Júnior Rocha.

Central 1
Murilo; Dudu Gago, Vitão, Danilo Quipapá e Charles Maceió (Matheus Issa); Eduardo Erê, Douglas Carioca, Graxa (Lucas Silva) e Júnior Lemos (Idevan); Luizão e Leandro Costa. Técnico: Mauro Fernandes.

Local: Arruda, no Recife.
Árbitro: Gleydson Ferreira Leite (PE).
Assistentes: Cleberson Nascimento Leite (PE) e Elan Vieira de Souza (PE).
Gols: Arthur Rezende (15’ do 1ºT) (S); Lucas Silva (19’ do 2ºT) (C),
Cartões amarelos: Paulo Henrique (S); Graxa, Lucas Silva, Danilo Quipapá (C).
Público: 4.035.