
O primeiro ponto em comum entre as duas equipes é o aproveitamento no Nordestão. O Tricolor do Arruda somou, na primeira fase de grupos, 13 pontos, anotando quatro vitórias, um empate e uma derrota. Sagrou-se líder do grupo D, disputando a posição com ABC - único adversário do qual perdeu -, CSA e América-PE.
Cenário semelhante ao do Bahia, líder do grupo C. O Tricolor de Aço chega à semifinal com a melhor campanha do seu grupo, somando um ponto a mais que o Santa Cruz. Em números, possui quatro vitórias e dois empates. Invicto, portanto, até o momento. Na sua chave, disputava com CRB, Vitória e Confiança-SE a primeira colocação.
Mas, outro fator também comprova que o duelo terá um “quê” a mais. Isso porque Santa Cruz e Bahia também disputam o topo da artilharia do Nordestão sub-20. Até o momento, o goleador do campeonato é Matheus Lima, com sete gols do River-PI - que disputa, em outra chave, a semifinal contra o Fortaleza - mas, logo em seguida, com cinco tentos, estão Caique, do tricolor baiano e Adriano Brandão, do Santa Cruz.
Trazendo um retrospecto geral dos maiores campeões da competição - retomada em 2015 - foi o Vitória quem mais levantou a taça da modalidade. Ao todo, possui quatro títulos. Em seguida, vem Sport, Bahia, Fortaleza e Coruripe, todos com uma conquista apenas. Cabe ao Santa Cruz, portanto, tentar integrar este “hall”.
Campanha detalhada da primeira fase
Santa Cruz
América PE 1 x 1 Santa Cruz
Santa Cruz PE 2 x 0 CSA
ABC RN 0 x 1 Santa Cruz
Santa Cruz PE 0 x 1 ABC
CSA AL 0 x 1 Santa Cruz
Santa Cruz PE 6 x 0 América
Bahia
Confiança SE 1 x 6 Bahia
Bahia BA 1 x 0 CRB
Bahia BA 1 x 1 Vitória
Vitória BA 1 x 1 Bahia
CRB AL 0 x 1 Bahia
Bahia BA 6 x 0 Confiança