Santa Cruz

SANTA CRUZ

Em jogo equilibrado no Sertão, Santa Cruz sai na frente mas fica no empate com o Flamengo

Equipe coral saiu na frente com Augusto, mas cedeu empate e ficou no 1 a 1

postado em 23/01/2019 23:24 / atualizado em 24/01/2019 01:03

<i>(Foto: Ricardo Fernandes/DP)</i>
Desde os primeiros trabalhos à frente do Santa Cruz, o técnico Leston Júnior transpareceu a estratégia para início de temporada: queria uma equipe organizada, compacta e sobretudo bem ajustadamente defensivamente. E assim tem sido. Na terceira partida oficial de 2019, o Tricolor voltou a se mostrar bem na defesa. Diante do Flamengo, pela segunda rodada do Estadual, fez um bom primeiro tempo, apesar do gramado irregular do estádio Áureo Bradley, em Arcoverde. Caiu de produção na etapa final. Após sair na frente com Augusto, acabou cedendo o empate, com Pedro, que acabou sendo mais justo para o que apresentaram os times. Ambos os gols foram marcados frutos de penalidades no segundo tempo.

O empate manteve Santa Cruz e Flamengo invictos no Estadual, ambos com quatro pontos, na segunda e terceira colocação, respectivamente, do Campeonato Pernambucano. A equipe coral agora volta a campo no próximo sábado, quando irá receber o Bahia, no Arruda, pela segunda rodada da Copa do Nordeste.

O jogo

Desde os primeiros minutos em campo, o Santa Cruz repetiu o script das últimas apresentações. Organizado defensivamente, equilibrado entre os setores e com uma sensível dificuldade ofensiva. Desta vez, porém, justificada pelo principal vilão da partida no Sertão pernambucano: o gramado. Com o piso em mau estado, ambas as equipes sofreram para produzir. Embora o Flamengo estivesse mais adaptado, a equipe coral conseguiu se sobressair principalmente por estar bem postado na defesa. Teve seis finalizações contra uma do oponente na etapa inicial, quando foi melhor em campo. 

A primeira chance do jogo veio aos 9 minutos, em um erro individual. Diguinho dominou mal, Augusto roubou a bola e finalizou assustando o goleiro Sérgio. Aos 18, a resposta sertaneja. Em boa jogada, Pedro Maycon recebeu de frente com Ricardo Ernesto, que fez boa defesa. O atacante, porém, já estava em impedimento. Para a situação do gramado, pode-se dizer que o jogo esteve até movimentado. Aos 21 e 25, Charles e Luiz Felipe finalizaram com perigo, em lances oriundos de jogadas trabalhadas.

Nenhuma oportunidade, no entanto, tão boa boa como a que teve o Flamengo aos 33. Sávio cobrou falta na medida, a defesa coral parou no lance e Erikys, sozinho, finalizou para fora. Foi o maior vacilo da defesa tricolor no jogo e a principal chance de gol da etapa inicial.

Segundo tempo

Na volta do intervalo, as coisas clarearam para o Santa Cruz brevemente. Logo no primeiro minuto, Charles recebeu na área, dominou e quando driblou Adenilson acabou derrubado. Pênalti, que foi cobrado com categoria por Augusto: 1 a 0. Após abrir o placar, a equipe coral viu o adversário ficar mais arisco. O jogo ficou mais truncado, com muitas faltas e passes errados. Partindo com tudo em busca do empate, o Tigre encontrou uma marcação afinada pela frente. Conseguiu finalizar aos 13, com Tiago Bagagem, mas sem perigo.

Aos 21 minutos, porém, o Tricolor provou do mesmo veneno de minutos atrás. Em um lance despretensioso, Pedro Maycon foi derrubado por Vitão, que escorregou no lance. O próprio Pedro foi para a cobrança e empatou o jogo. O Santa Cruz, que já não se arriscava muito ao ataque, praticamente parou de produzir. Bem fechado, impediu qualquer nova boa chance do time da casa virar o placar. O empate ao final acabou de bom tamanho para ambos.

Ficha do jogo

Flamengo 1
Sérgio; Denílson, Alenílson e Richard e Diguinho (Alaf); Idevam, Raimundinho, Tiago Bagagem (Lucas) e Sávio (Júnior); Pedro Maycon e Erikys. Técnico: Nilson Corrêa.

Santa Cruz 1
Ricardo Ernesto; Marcos Martins, Danny Morais, Vitão e Bruno Ré (Raphael Soares); Charles, Diego Lorenzi e Luiz Felipe; Augusto (Jô), Elias e Neto Costa (Eduardo). Técnico: Leston Júnior.

Local: Estádio Aureo Bradley, em Arcoverde.
Árbitro: Sebastião Rufino Ribeiro Filho (PE).
Assistentes: Bruno Cesar Chaves Vieira  e Daniele de Andrade Felipe (ambos do PE).
Gols: Pedro Maycon (22’ do 2ºT) (F); Augusto (2’ do 2ºT) (S).
Cartões amarelos: Diguinho (F); Danny Morais, Neto Costa, Raphael Soares (S).
Público: 1.850.
Renda: R$ 29.130,00.