Santa Cruz

SANTA CRUZ

Mesmo empatando com Náutico, Santa Cruz pode garantir vaga antecipada às semis do PE

Tricolor, que é líder do Estadual com 16 pontos, cinco a mais que o vice, o próprio Timbu, tem a chance de chegar às semis já neste domingo

postado em 28/02/2020 08:41 / atualizado em 28/02/2020 08:51

(Foto: Paulo Paiva/DP Foto)
O Clássico das Emoções entre Santa Cruz e Náutico, no próximo domingo, pelo Campeonato Pernambucano, terá um fator extra - e positivo -  para o Tricolor. Isso porque, sendo o líder disparado do Estadual a três rodadas do final da primeira fase, a equipe do técnico Itamar Schülle, que joga dentro de casa, no Arruda, terá a vantagem até do empate para carimbar a classificação antecipada às semifinais da competição, seja em primeiro ou segundo lugar. Se vencer, por outro lado, vai terminar a primeira fase no topo da posição.  

Como prevê o regulamento deste ano, os dois primeiros colocados, ao final da primeira fase, avançam diretamente às semifinais com o mando de campo garantido e em partida única. 

Com a igualdade no marcador, a equipe coral garantiria 17 pontos e 5 vitórias, só podendo ser superada por Náutico, Salgueiro e Afogados. Aqui abaixo, a análise de cada situação dos concorrentes do Santa Cruz.

Náutico

Figurando na vice liderança com 11 pontos conquistados, empatando com o Tricolor, o Náutico chegaria a 12 pontos. Para superar o rival teria que vencer nas duas rodadas finais do Campeonato Pernambucano, contra o Retrô, nos Aflitos, e o Salgueiro, no Cornélio de Barros. Assim empatando em número de pontos e vitórias. Mas, além disso, o Timbu também teria que tirar a diferença no saldo de gols que, atualmente, é de oito para o Santa Cruz, e cinco para os alvirrubros. 

Salgueiro

Na terceira colocação com 10 pontos, o Salgueiro terá que somar, pelo menos, sete pontos (duas vitórias e um empate). Neste caso ficará empatado em número de vitórias com o Santa Cruz. Para superar o Tricolor do Arruda, somente vencendo as três partidas seria a garantia de fazer uma pontuação  maior do que 17 pontos. Aqui, um adendo: como o Carcará enfrentará o Náutico em confronto direito e ambos estão na briga pela classificação entre os dois primeiros lugares, só um dos dois poderá superar a Cobra Coral. 

Afogados

Logo abaixo do Salgueiro, em quarto lugar com nove pontos, o Afogados da Ingazeira tem a missão mais difícil. Nos próximos três duelos, contra Sport, Central e Vitória, respectivamente, a Coruja do Sertão terá que obter 100% de aproveitamento nos jogos. Caso isso aconteça, somaria 18 pontos e, desta forma, ultrapassaria a Cobra Coral - levando em consideração, mais uma vez, o empate do Tricolor no clássico contra o Náutico, no próximo domingo.  

Mas, e se o Santa Cruz vencer? 

Se o Santa Cruz vencer o Náutico na 7ª rodada ficará com 19 pontos e 6 vitórias, não podendo ser superado pelo Alvirrubro. Mesmo que o Timbu ganhe as outras duas partidas restantes diante do Retrô, nos Aflitos, e Salgueiro, no Cornélio de Barros, somará apenas 17 pontos. Ou seja, dois a menos que a Cobra Coral. 
 
Por outro lado, considerando o panorama de vitória coral, só o Salgueiro terá condição de igualar os pontos do Santa Cruz. Caso vença as 3 partidas, ficará com os mesmos 19 pontos e 6 vitórias, mas terá a missão de tirar a diferença dos saldos de gols. Hoje, a Cobra Coral tem saldo positivo de oito, enquanto o Carcará, saldo positivo de dois.  
Antes, o cenário era um pouco diferente. A reportagem do Diario de Pernambuco não havia considerado o Náutico no levantamento, uma vez que o Timbu poderia ultrapassar o Santa Cruz até mesmo perdendo para ele. Mas a derrota para o Central, pela 6ª rodada, nos Aflitos, foi determinante para ajudar o Tricolor e mudar este panorama.