Santa Cruz

SANTA CRUZ

À frente até do Flamengo, Santa é a equipe com melhor aproveitamento do Brasil em Estaduais

Dos oito jogos disputados pelo Pernambucano, Tricolor venceu sete e empatou apenas um. Um desempenho, portanto, de 91,6% dos pontos conquistados

postado em 30/03/2020 16:09 / atualizado em 30/03/2020 16:44

(Foto: Paulo Paiva/DP Foto)
Devido ao cenário de incertezas provocado pelo alastramento do coronavírus, ainda não se  sabe, por exemplo, o futuro dos campeonatos ao redor do Brasil, suspensos por tempo indeterminado até que o problema de ordem pública se resolva. Mas, até a o último duelo disputado neste início de semestre, uma coisa é certa: em se tratando de competições estaduais, ninguém tem um aproveitamento tão alto quanto o do Santa Cruz, com 91,6% dos pontos conquistados entre as equipes que disputam as Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro deste ano. 

O desempenho tricolor, inclusive, é maior do que o do atual campeão da Libertadores e da Série A, o Flamengo. Jogando o Campeonato Carioca, de onde foi campeão do primeiro turno em cima do Boavista, a equipe comandada por Jorge Jesus disputou 11 jogos e contabilizou nove vitórias, um empate e uma derrota. Aproveitamento, portanto, de 81,5% dos pontos conquistados. 

Antes da paralisação dos jogos, o Santa Cruz disputou sua última partida pelo Campeonato Pernambucano, no Arruda, com portões fechados. Na ocasião, a Cobra Coral jogou contra o Decisão, de Bonito, vencendo o duelo por um placar de 2 a 1. A sétima vitória da equipe do técnico Itamar Schülle em oito confrontos. Único invicto no certame, o Tricolor empatou em apenas um oportunidade no Estadual, quando jogou diante do Central, em Caruaru, e nao saiu do 0 a 0.

Pontuação que fez a Cobra Coral líder absoluta da competição, com 22 pontos conquistados e, de quebra, como o regulamento do Estadual prevê ao primeiro colocado da primeira fase,  garantiu a vaga na Copa do Brasil do próximo ano. Além disso, em caso de retorno do futebol e manutenção do Campeonato Pernambucano, o Santa Cruz terá vantagem já assegurada de disputar a semifinal, em jogo único, no estádio do Arruda. E se chegar à decisão, agora em sistema de ida e volta, decidirá o título sob seus domínios. 

Melhores aproveitamentos

Santa Cruz - 91,6%
Flamengo – 84,8%
Confiança – 83,3%
Fluminense – 80%
Fortaleza – 80%
Paysandu – 79,2%
Cuiabá – 77,8%
América-MG – 77,8%
Atlético-GO – 76,7%
Manaus – 73,3%
Coritiba – 72,7%
Bahia – 71,4%