Santa Cruz

SANTA CRUZ

Confirmado, Tiago Cardoso se diz pronto para volta e não esconde saudade de jogar no Santa Cruz

Goleiro agradeceu chance a Martelotte, deu moral a Fred e quer superar falta de ritmo

postado em 17/07/2015 11:50 / atualizado em 17/07/2015 14:38

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco

Yuri de Lira/DP/D.A Press
A cena não se via há muito tempo. Cercado por jornalistas e repórteres, Tiago Cardoso voltou a dar entrevista. A última havia sido em 4 de novembro do ano passado. Dezoito dias depois daquela última aparição à imprensa, o goleiro viria a sofrer uma grave lesão no joelho direito - a primeira de duas que o deixaram sem jogar por quase oito meses. Confirmado como titular para enfrentar o Atlético-GO neste sábado, no Arruda, o ídolo retornou aos holofotes. Garantiu que está preparado para reassumir a camisa 1 do Tricolor. Não escondeu a saudade devido ao período sem atuar.

Cardoso falou sobre a volta à titularidade com deleite. Fez questão de agradecer a chance ao técnico Marcelo Martelotte. "Recebi a notícia com muita satisfação e agradecimento. Ele (Martelotte) me deu uma confiança muito grande. O que eu puder fazer para ajudar, vou fazer. Sem medir esforços", declarou o goleiro. Ao mesmo tempo, rechaça qualquer tipo de exaltação a si mesmo. Ignora a instabilidade do substituto Fred e não esquece de elogiar o amigo.   

"A gente se conhece desde 2012. Fred tem qualidade, senão nem estaria aqui. Está aqui pela pela humildade, pelo trabalho. É um irmão que eu tenho. Fico feliz pelo trabalho dele", afirmou. "Não só o dele, como também do Bruno (titular nos quatro primeiros jogos do Estadual), que sempre também me deu forças durante os treinamentos. A amizade e o respeito com eles crescem a cada dia", emendou.

Tiago não esconde que ainda lhe falta ritmo de jogo. Normal. Mas está disposto a superar tudo isso. "Estou tranquilo. Estou há 24 dias trabalhando com o grupo. Era para estar antes à disposição, mas tive a nova lesão na panturrilha e tive que ficar mais um mês parado. Fiz fortalecimento, voltei e considero um tempo bom para voltar a ficar à disposição. Ritmo de jogo vem a cada partida. Tenho certeza que o trabalho foi bem desenvolvido e vai dar tudo certo. É esperar o jogo e deixar as coisas acontecerem."

Saudade e ansiedade

Por vezes, Tiago Cardoso se vê afligido pela ansiedade pelo retorno. Espera que ela não lhe atrapalhe. Que seja eclipsada apenas pela saudade de atuar pelo clube que vem defendendo nos últimos quatro anos "A gente tem que ter equilíbrio. Nem estar tranquilo demais, nem com ansiedade. Não adianta querer ficar botando muita coisa na cabeça", sentenciou. "A saudade é grande. Quero agradecer a cada pessoa que me apoiou. De todas pessoas que encontei na rua, todos me davam força. Muita gente mesmo. É um carinho muito importante. Iisso aumenta responsabilidade porque expectativa é grande", acrescentou.

O ídolo tricolor pensa para frente. Quer apagar todos os dias que esteve inativo. "É difícil. Foi um período complicado. É complicado para qualquer atleta. Tive uma lesão seríssima no joelho, mas o mais difícil foi quando soube da lesão na panturrilha. Eu estava já naquele sentimento de voltar. Isso tudo já passou. Superei."

A linha do tempo da recuperação

22 de novembro de 2014

Penúltima rodada da Série B. No começo de um jogo contra o Avaí, no Arruda, Tiago Cardoso machucou-se ainda aos quatro minutos do primeiro tempo. Saiu para fazer uma defesa e acabou rompendo parcialmente o ligamento cruzado posterior do joelho direito.

24 de março de 2015
Frequentando o clube para tratamento durante manhã e tarde desde quando se lesionou, Tiago Cardoso foi liberado pelo departamento médico do Santa Cruz e iniciou as atividades para se recondicionar fisicamente.

20 de abril de 2015
Tiago foi reintegrado aos treinamentos com o restante dos jogadores corais pela primeira vez depois de ter se machucado no joelho. Começou a trabalhar normalmente com o até então preparador de goleiros Bosco.

19 de maio de 2015
Uma nova lesão acometeu o goleiro. Com a sobrecarga no joelho recém-recuperado, desenvolveu um problema muscular. Foi diagnosticado desta vez com uma contusão de grau 2 na panturrilha direita.

23 de junho de 2015
Voltou a trabalhar com o grupo e não se furtou de defender bolas difíceis chutadas pelos companheiros. A partir deste dia, vem treinando bem, mostrando confiança e que está 100% recuperado.