Santa Cruz

SANTA CRUZ

Clássico entre Santa Cruz e Náutico reúne melhor mandante e pior visitante da Série B

No Estádio do Arruda, palco do jogo deste sábado, time tricolor tem aproveitamento de 82,2%; Timbu, por sua vez, só ganhou duas vezes longe da Arena Pernambuco

postado em 16/10/2015 08:30 / atualizado em 16/10/2015 08:47

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP/D.A.Press - MARCOS BEZERRA/FUTURA PRESS
A máxima entre os jogadores de Santa Cruz e Náutico é que não existe favoritismo no Clássico das Emoções. O discurso polido, contudo, pode ser refutado se for analisado o retrospecto do Tricolor em casa e do Timbu como visitante nesta Série B do Brasileiro. Dentre os 20 clubes participantes, os corais são os melhores mandantes da competição, enquanto o Alvirrubro figura como o pior time em partidas longe dos seus domínios. A depender deste histórico, os comandados de Marcelo Martelotte teriam, de fato, uma teórica vantagem no confronto entre as equipes neste sábado, no Arruda.

O Santa Cruz fez 15 partidas como mandante até então - 14 no José do Rêgo Maciel e uma na Arena Pernambuco. Nesse recorte em casa, somou 37 dos seus 48 pontos - ganhando 12 jogos, empatando um e perdendo outros dois, contra Boa Esporte e Paysandu, ambos no Arruda. Apenas este último, inclusive, foi sob o comando do atual treinador. O aproveitamento do Tricolor em seu território, portanto, é de 82,2%. Jogando no estado, os corais conseguiram ainda balançar as redes 27 vezes e foram vazados somente em 10 oportunidades.

A equipe alvirrubra fez os mesmo 15 jogos como visitante. Mas foram somente dois módicos triunfos - diante o lanterna Mogi Mirim (sob o comando do técnico Lisca) e Paysandu (com Gilmar Dal Pozzo). Três empates e 10 revezes. Só marcou 10 gols e sofreu 24. Tem assim um rendimento pífio de 20% em território inimigo. O Náutico, diga-se, celebra um campanha igualmente eficiente a do Santa como mandante, com os mesmos 82,2% de aproveitamento.