Santa Cruz

SANTA CRUZ

Em novo clássico de arquibancadas vazias, Santa Cruz derrota o Náutico por 1 a 0

Após primeiro tempo ruim dos dois times, Tricolor deslanchou na etapa final

postado em 04/02/2017 17:57 / atualizado em 04/02/2017 20:11

Divulgação/Santa Cruz
Num clássico marcado pelas arquibancadas quase vazias, o Santa Cruz venceu o Náutico por 1 a 0, neste sábado, no Arruda - a primeira vitória do time em jogos oficiais na temporada. Após um primeiro tempo de atuação fraca das duas equipes, o Tricolor foi superior no segundo, aproveitando o baixo rendimento, principalmente, do setor ofensivo do Timbu. Com o resultado, a Cobra Coral assume a liderança do grupo da Copa do Nordeste, com quatro pontos. O Alvirrubro fica em segundo, com três.

Em campo, Dado Cavalcanti apostou em mudanças no time, com as entradas do lateral esquerdo Giovanni, que fez sua estreia na vaga do prata da casa Manuel, e Anselmo, que vinha sendo acionado durante os jogos e ganhou a vaga de Alison. Já Vinícius Eutrópio promoveu os retornos de Jaime e André Luís, que cumpriram suspensão na partida do Pernambucano no meio da semana. A intenção é dar cada vez mais ritmo de jogo para esse grupo.

Como as equipes já haviam se enfrentado há menos de uma semana, se imaginava uma partida mais dinâmica que a da Arena de Pernambuco, que terminou empatada em 1 a 1 com gols no fim do jogo. Mas os times parecem ter involuído de lá para cá. Pelo menos no primeiro tempo, Santa Cruz e Náutico fizeram um duelo truncado, com muito erros de passe, seguidas tentativas frustradas de ligação direta, nenhuma emoção e pouquíssimas chances de gol.

Cenário que mudou na volta para o segundo tempo. Tudo por conta do gol do Santa Cruz, logo aos oito minutos. Em jogada individual pelo lado esquerdo, Thomas cruzou para a área e Éverton Santos tocou para o gol. Na primeira chance que teve, o Tricolor abriu o placar, dando início a uma nova partida. Imediatamente, Dado Cavalcanti mexeu no time, colocando Alison e Erick. O ataque do Náutico foi totalmente nulo até então. Mas como precisava partir para cima, o treinador alvirrubro optou pela permanência de Anselmo e Jefferson Nem, tirando os meiocampistas Dudu e Rodrigo Souza.

O avanço do Náutico foi natural, assim como o posicionamento do Santa Cruz para sair nos contra-ataques. O jogo realmente ficou mais movimentado, mas o Timbu não conseguia ser mais incisivo, diante da péssima atuação do seu setor ofensivo e da insistência da transição em fazer ligação direta. Assim, o Tricolor foi mais perigoso até que o Alvirrubro, desperdiçando pelo menos dois contragolpes que poderiam ter resultado em gol. William Barbio e Alef Pitbull entraram bem, diante da proposta coral de jogar em velocidade, mas falharam na hora do passe final. Mesmo assim, vitória justa da equipe tricolor, superior na maior parte da partida.


Ficha do jogo

Santa Cruz
Júlio César; Vitor, Jaime, Bruno Silva e Roberto; Elicarlos, David e Éverton Santos (Thiago Primão); Thomás (Halef Pittbull), André Luís (William Barbio) e Léo Costa. Técnico: Vinícius Eutrópio

Náutico
Tiago Cardoso; Joazi, Ewerton Páscoa, Tiago Alves e Giovanni; João Ananias (Marco Antônio), Rodrigo Souza (Alison), Maylson e Dudu (Erick); Anselmo e Jefferson Nem. Técnico: Dado Cavalcanti

Estádio: Arruda (Recife-PE). Árbitro: Dênis da Silva Ribeiro Serafim (AL). Assistentes: Esdras Mariano de Lima Albuquerque (AL) e Pedro Jorge Santos de Araújo (AL). Cartões amarelos: Roberto, Elicarlos, Vítor (SC), João Ananias e Maylson (N). Gol: Éverton Santos (aos 8 min do 2°T). Público: 5.086 Renda: R$ 61.730.