Santa Cruz

SANTA CRUZ

Em baixa, defesa do Santa Cruz tem sido vulnerável às bolas aéreas na Série B do Brasileiro

Mais vazada da competição, retaguarda coral já sofreu cinco gols desta forma

postado em 05/06/2015 15:07 / atualizado em 05/06/2015 15:06

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco

Sidney Lopes/EM/D.A Press
A pior defesa da Série B é do Santa Cruz. A queda de rendimento do sistema defensivo em relação ao Pernambucano é inegável. Antes o setor mais estável do time, a retaguarda tornou-se um problema recorrente durante as partidas da Segundona. Uma das jogadas mais trabalhadas por Ricardinho nos treinos, paradoxalmente, tem sido agora uma das maiores vulnerabilidades do Tricolor. A equipe é falha quando os adversários fazem cruzamentos. Grandes espaços são dados pelos corais na área. A marcação é imperfeita. Ora os atletas perdem no cabeceio, ora o combate praticamente inexiste.

Dos dez gols que o Tricolor sofreu, metade foi proveniente de bolas alçadas - seja com bola rolando ou vindas de faltas e escanteios. O time só não sofreu gols assim na primeira e quarta rodadas do Brasileiro. No Estadual, nenhuma vez. O técnico Ricardinho lamenta e prega a correção dos erros de forma rápida. “Estamos tomando gols que antes não estávamos sofrendo. Jogadas de bola parada e alguns lances que faltam atenção. Precisamos de mais cuidado”, disse Ricardinho.  

A baixa de produção da defesa do Santa Cruz coincide com as ausências de dois atletas da posição após o Campeonato Pernambucano. O primeiro é o zagueiro Alemão (recuperado de lesão no joelho direito, sofrida na final do PE2015, mas em tratamento físico no Recife). O outro é o lateral esquerdo Tiago Costa - que deixou o clube para assinar com a Chapecoense-SC.

Os gols que o Santa Cruz levou após bolas aéreas

2ª rodada (1 gol - vindo de falta pelo lado direito)
Santa Cruz 4 x 1 Paraná - Arruda

3ª rodada (2 gols - falta pelo lado direito e cruzamento pelo lado direito)
América-MG 4 x 1 Santa Cruz - Independência

5ª rodada (2 gols - escanteio pelo lado esquerdo e cruzamento pelo lado direito)
Paysandu 2 x 1 Santa Cruz - Curuzu